WebNet

WebNet

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Projeto Ambiental de Chapadinhense Ganha Espaço na Capital

Escola conveniada ao Leitor do Futuro de O IMPARCIAL adere ao projeto “Adote um ipê para toda a vida”, de autoria da chapadinhense, Profª Francisca Elias.

De olho no meio ambiente

Muitas escolas da capital e do interior do estado estão adotando metodologias de ensino que trabalham com a conscientização ambiental dos alunos e dos pais e isto, na maioria das vezes, é feito com a realização de seminários, palestras, projetos, plantios e também visitas a sítios ecológicos.
Na última quinta-feira (22), justamente no "Dia da Terra", coordenadores pedagógicos, professores e alunos da Unidade de Educação Básica (UEB) Darcy Ribeiro (em São Luís), conveniada ao Leitor do Futuro de O IMPARCIAL, tornaram mais um dos participantes do projeto “Adote um Ipê para toda a vida” de autoria da professora chapadinhense Francisca Elias (foto ao lado).

Durante o evento, os alunos do ensino fundamental, sob a coordenação dos professores, plantaram mudas de Ipês nos arredores da escola e ainda tiveram acesso a filmes e folders educativos sobre a preservação do meio ambiente.

Os alunos observaram que para plantar uma árvore há uma série de etapas a ser cumpridas e vai desde o tamanho da cova até a forma de como colocar as sementes”, frisa Francisca Elias.

Alexsandra Maura, coordenadora do núcleo ambiental da Secretaria Municipal da Educação (Semed) falou que o “Adote um Ipê para toda a vida” é de suma importância para os alunos e também para a comunidade em geral. Os alunos terão aulas sobre o meio ambiente e já a comunidade, por intermédio de palestras e seminários coordenados pelos professores, vão fi car cientes sobre a verdadeira realidade do meio ambiente.

Já a diretora da escola, Conceição de Maria, disse que atualmente as escolas possuem esse papel de educadora ambiental e as ações desse projeto terão espaço garantido na sala de aula. Segundo a diretora, o projeto vai ser trabalhado em duas etapas. A primeira é o processo de conscientização ambiental dos alunos e isto será feito por meio de debates, jogos, exibição de filmes e dentre outras formas. A outra etapa é a prática. Neste momento, os alunos vão plantar mudas de árvores na escola e nas áreas próximas da escola.

Lise Campos, coordenadora do Leitor do Futuro de O IMPARCIAL, disse que a conscientização da preservação do meio ambiente depende de cada ser humano. Em se tratando do projeto “Adote um Ipê para toda a vida”, este tem proporcionado educação ambiental aos alunos através do processo de arborização e ainda tem contribuído para a formação de agentes ambientais.

O projeto “Adote um Ipê para toda a vida” - consiste no trabalho de arborização da cidade e na preservação do meio ambiente. Há mais de 4 anos, a professora Francisca Elias vem desenvolvendo esse projeto nas cidades do Maranhão e um dos primeiros municípios a aderir a essa causa ambiental foi Chapadinha.

De acordo com a professora, em Chapadinha centenas de mudas de Ipês rosa, amarelo, roxo e branco foram plantadas em vários pontos da cidade e no ano de 2009, a prefeita Danúbia Loyane de Almeida, sancionou a Lei 1093, que dispõe sobre a importância do Ipê como árvore símbolo da cidade e devendo ser plantada, preservada e protegida como patrimônio natural. “Em São Luís, espero que a população abrace essa causa ambiental, principalmente, as escolas da rede municipal e estadual, pois, estou pronta para trabalhar” diz Francisca Elias.

Em São Luís, espero que a população abrace essa causa ambiental, principalmente, as escolas da rede municipal e estadual, pois, estou pronta para trabalhar” anfatizou FRANCISCA ELIAS, idealizadora do projeto.

Arquivo do blog