
Recife - Em jogo, o "troféu" de pior time do mundo. De um lado, a tradicional ruindade do Íbis, o pior de todos desde 1984. Do outro, a "fantástica" defesa do Chapadinha, do Maranhão, que ganhou fama mundial na última semana ao perder do Viana, pela segunda divisão estadual, por 11 x 0, sendo nove gols pra lá de suspeitos nos últimos nove minutos. Partida tão polêmica que resultou numa investigação da federação local. O confronto entre os dois integrantes do porão do futebol brasileiro será em jogos de ida e volta, com o regulamento da Copa do Brasil. Os duelos deverão ocorrer no fim de novembro. Primeiro na cidade de Chapadinha, a 250 quilômetros de São Luís, e depois em Paulista, no estádio Ademir Cunha. Detalhe importante: o troféu ficará com o perdedor.

Contactado pelo Diário de Pernambuco, Ozir Ramos Júnior, presidente do 'Pássaro Preto', devolveu a provocação na hora, e ainda topou realizar o 'clássico'. "Não pode ser um desafio de boca. Tem que ser oficializado, com documento. E o Íbis vai com certeza. O time está disponível para enfrentar qualquer time do Brasil, do Chapadinha ao Corinthians. Digo mais: acho que vamos perder o nosso título de pior dessa vez", disse o mandatário do Íbis, cuja equipe principal vem representando Paulista na Copa do Interior.
A única exigência de Ozir foi realizar o segundo jogo no Recife (PE). Motivo? Evitar um novo WO. Em 25 de agosto, o time deveria ter enfrentado o Cruzeiro de Rondônia, que ficou mais de três anos sem ganhar uma partida nesta década, mas o adversário não conseguiu arrecadar dinheiro para as passagens aéreas. "Vou entrar em contato e vamos jogar, para fechar o ano do Íbis com chave de ouro", completou Ozir. E olhe que nesse ano o Íbis sequer participou da Segundona do Pernambucano.
No entanto, o lado maranhense também fez uma exigência. O Íbis não poderá contar com 'reforços' de Sport, Náutico ou Santa Cruz. Mas Gil Lopes também garantiu que o Chapadinha só utilizará os atletas envolvidos na bizarra goleada sofrida na semana passada. "O jogo tem que acontecer nesse ano mesmo. Precisamos aproveitar a onda. Dependendo da repercussão, o jogo pode ir até para São Luís", disse Gil Lopes.
Íbis
3 anos e 11 meses sem vencer um jogo oficial
- 20/07/1980 - Íbis 1 x 0 Ferroviário do Recife
- 17/06/1984 - Íbis 3 x 1 Santo Amaro
Jejum: 55 jogos
- 7 empates e 48 derrotas; 25 GP (média: 0,45), 231 GC (média: 4,2) e saldo negativo de 206.
Maior goleada sofrida:
- Santa Cruz 13 x 0 Íbis (05/08/1981)
Chapadinha
No dia 15 de outubro deste mês, o time perdia do Viana por 3 x 0, fora de casa. Com o resultado, o time estava fora da briga pelo acesso à elite do Campeonato Maranhense. Assim, o time 'desistiu' de jogar e acabou levando nove gols nos últimos nove minutos. Com o 11 x 0 do Viana, o Moto Club acabou perdendo a vaga na Primeira Divisão. O vídeo dos gols da partida, com os atletas do Chapadinha caminhando no gramado, ganharam o mundo, no maior escândalo da história do futebol maranhense. O caso está sendo investigado pela federação local.
Por: Diário de Pernambuco