WebNet

WebNet

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Vargem Grande Recebe Capacitação Para o Turismo

O município de Vargem Grande, onde ocorre uma das maiores festas religiosas do Maranhão, a romaria de São Raimundo dos Mulundus, recebe entre os dias 18 e 23, a Expedição Turismo em Movimento, da Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

A expedição desembarcou no município para realizar mais uma etapa de capacitação do Programa Macro, desenvolvido pelo órgão, que favorece o trade e a comunidade local.
Durante seis dias, técnicos da Setur realizaram capacitação nas áreas de acolhimento ao turista na arte de bem receber, qualidade no atendimento e boas práticas na manipulação de alimentos. “Vamos buscar fomentar na comunidade práticas simples, que atendam da melhor forma possível o turista que chega para conhecer a festa, mas também o município, que movimenta o turismo religioso”, explica Catarina Pinheiro, Superintendente de Relações Institucionais.
Realizada há aproximadamente um século, a festa religiosa, que começou no último dia 22 e se estenderá até o dia 31 de agosto, recebe cerca 150 mil romeiros de todo o país e se destaca pelo forte apelo religioso manifestado pelos fiéis, nas romarias e no agradecimento por milagres alcançados.

Conta a história que um vaqueiro chamado Raimundo, da fazenda Mulundus, cavalgando na região, bateu a cabeça num tronco de carnaúba, tendo morrido em decorrência do acidente. Procurado por parentes e amigos, seu corpo foi encontrado após alguns dias, sem apresentar quaisquer sinais de decomposição, exalando um perfume.

Curiosos começaram a se deslocar ao local e surgiram as primeiras notícias de milagres atribuídos a Raimundo, considerado desde então protetor dos vaqueiros, que adquiriu santidade, surgindo daí o festejo, que dura 12 dias.
Matéria Relacionada: Santo dos Vagueiros é Reverenciado em Vargem Grande
Imirante.com - Com informações da Setur.

Arquivo do blog