WebNet

WebNet

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Envolvido no Escândalo Euromar Diretor da Ciretran/Chapadinha é Afastado do Cargo

Prédio da 6ª Ciretran de Chapadinha e região
Oito funcionários do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) tiveram o afastamento solicitado pelo diretor do órgão, Flávio Trindade, por envolvimento nas denúncias de irregularidades comerciais cometidas pela concessionária Euromar e locadoras de veículos. Após cinco meses de iniciada, a Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Assembléia Legislativa, divulgou o relatório final da investigação que apontou 13 pessoas envolvidas na fraude.

Maria das Graças Gonzaga Costa, José Carlos da Silva Nunes, João Pedro Nascimento Franco, Juracilene Carvalho Saraiva, Nilton César Pontes Castro, servidores do Detran-MA, foram afastados do cargo e respondem agora a processo administrativo que pode culminar na perda do cargo. Os funcionários terceirizados apontados no relatório, Valéria Barros Rodrigues da Motta e Anderson Luis de Sousa Melo, já foram exonerados dos cargos que ocupavam no órgão.

Conforme o documento oficial, os servidores do órgão - entre efetivos e terceirizados - eram as pessoas que realizavam a fraude final: permitiam o emplacamento dos carros como se nunca tivessem sido "adquiridos" pelas locadoras. O emplacamento era realizado sem observância dos procedimentos legais. Essas condutas podem ser enquadradas nos seguintes dispositivos: Inserção de Dados Falsos em Sistema de Informações, previsto no Código Penal.

O documento final da CPI da Euromar será encaminhado ao Detran-MA, Governo do Estado, Corregedoria Geral do Estado, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Secretaria de Receita Federal.
O Imparcial

CHAPADINHA - O funcionário do Detran-MA, José Carlos da Silva Nunes, um dos envolvidos citados, é irmão da atual presidente da Câmara Municipal de Chapadinha, vereadora Graça Nunes, e atualmente estava exercendo a função de Diretor Geral da 6ª Ciretran, da regional de Chapadinha. Com o seu afastamento ocorrido na última segunda-feira (24), assumiu interinamente a funcionária Teresa Gomes.

Arquivo do blog