WebNet

WebNet

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Joaquim Haickel quer revisão eleitoral em São Bernardo

O deputado Joaquim Haickel (PMDB) apresentou Indicação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para que seja encaminhado ofício à presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Nelma Sarney, solicitando imediata revisão eleitoral no município de São Bernardo. A cidade tem cerca de 26 mil habitantes e 18.079 eleitores.

“O ex-prefeito Coriolano Almeida (PDT - na foto acima com o ex-governador Jackson Lago) manda no município desde 1960. Quando não é ele oficialmente quem está no comando da prefeitura, é alguém que o representa. Há disparidade no número de eleitores e é necessário que a Justiça Eleitoral avalie essa situação”, justificou o deputado.

Segundo Haickel, o atual prefeito de São Bernardo, José Raimundo da Costa (foto), era vaqueiro do ex-prefeito e não é ele quem administra a cidade. Joaquim Haickel ressaltou a necessidade de um trabalho de avaliação da Justiça Eleitoral em São Bernardo, já que o município nunca passou por uma revisão eleitoral.

“Muitos eleitores de municípios do Piauí são orientados a transferir seus títulos no período da eleição municipal. É um eleitorado de aluguel, para garantir que esse grupo se perpetue no poder”, acrescentou.

Nas revisões, os eleitores devem se apresentar à Justiça Eleitoral para confirmar sua identidade e domicílio ou seu vínculo profissional, patrimonial ou comunitário com a cidade. A Resolução 21.538/2003, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), regulamentou que durante o período da revisão os eleitores estão obrigados a comparecer aos postos da Justiça Eleitoral para não perderem o título.

Arquivo do blog