WebNet

WebNet

quarta-feira, 11 de março de 2020

SEMA e ANA Dialogam Sobre Eleição do 'Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba'

Secretário Rafael Ribeiro dialogando com representante da ANA

Chapadinha/MA - Quarta-Feira, 11.Março.2020

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Rafael Ribeiro, e os representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), Humberto Gonçalves e Wagner Vilella, trataram, em reunião nesta terça-feira (10), da realização da eleição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH Parnaíba).

Desde o dia 27 de janeiro de 2020, a ANA deu início a uma série de atividades para formalizar a instalação do CBH Parnaíba, instituído pelo Presidente da República por meio do Decreto no 9.335, de 5 de abril de 2018.

Publicidade

O processo de instalação do Comitê começou com a visita de mobilizadores sociais aos 277 municípios da bacia hidrográfica, cuja área de drenagem abrange os estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Agentes estarão distribuídos pelos municípios, em 10 áreas de mobilização, com bases de apoio nas cidades de Crateús e São Benedito, no Ceará; Balsas, Timon e São Bernardo, no Maranhão; e Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Floriano, Picos, Valença do Piauí, Teresina, Castelo do Piauí, Piripiri e Parnaíba, no Piauí.

Os mobilizadores vão visitar e credenciar agentes e entidades passíveis de compor o CBH, tais como Prefeituras Municipais, entidades representativas de usuários de água, grandes usuários de água, instituições de ensino e pesquisa, membros de colegiados de recursos hídricos e de meio ambiente e associações da sociedade civil com atuação na bacia hidrográfica.

Também serão realizados 14 Seminários Regionais, com início previsto para o final de março de 2020, sendo 02 no Ceará, 03 no Maranhão e 09 no Piauí, respeitando a representatividade de cada estado na área de drenagem da Bacia do Rio Parnaíba.



Publicidade


Arquivo do blog