WebNet

WebNet

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

UFMA: Ensino a Distância Chega a Santa Quitéria, Urbano Santos e mais 04 Municípios

Resultado de imagem para NEaD-UFMA
Ensino a Distância da UFMA chega a mais de 20 municípios maranhenses

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu mais um passo importante para a melhoria da educação básica no estado. É que este ano está previsto o preenchimento de 1.580 vagas para os cursos de graduação e pós-graduação, que serão ofertados pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD-UFMA), marcando, assim, presença em 24 municípios, como polos presenciais. Isso equivale a um aumento de 60% no número de polos, com relação ao ano de 2017. Cururupu, Alto Parnaíba, Paraibano, Penalva, Santa Quitéria e Urbano Santos são as mais novas cidades a serem contempladas.


Outra conquista é que o polo associado de São Luís, antes gerenciado pela Prefeitura, hoje está sob a tutela da própria Universidade e é coordenado pela professora Conceição Belfort, do departamento de Turismo e Hotelaria. A estrutura está localizada na Cidade Universitária Dom Delgado, no NEaD, e conta com quase 500 estudantes, matriculados nos cursos de Física, Letras, Computação e Matemática.

Embora tenha ocorrido uma redução na oferta de vagas, a Universidade conseguiu se manter estável nos últimos anos, é o que explica Nélio Guilhon, diretor do NEaD-UFMA. “Temos trabalhado para que o slogan da Universidade, "Consolidar avanços e vencer desafios", se torne cada vez mais uma realidade. Mesmo neste período de crise, o núcleo, embora tenha diminuído o ingresso de estudantes, conseguiu manter a estabilidade, participando dos editais da Capes e demostrando que a Universidade tem interesse e competência para executar esses cursos, aumentando, inclusive, o alcance da UFMA”, avaliou.

Ao todo, serão 980 vagas para graduação em Administração (200), Computação (180), Letras-Português (200), Matemática (200) e Pedagogia (200), e 600 vagas para pós-graduação em Gestão em Saúde (150) e Gestão Pública Municipal (150), além de dois cursos novos: Ciências é 10! e Ensino da Matemática, ambos também com 150 vagas.

A expectativa é contribuir com a diminuição da desigualdade, pois essas pessoas serão oportunizadas com o acesso ao ensino superior, e também contribuir com o aumento do IDH, bem como o fortalecimento dos professores, uma vez que serão reservadas 300 vagas para professores da rede pública municipal, em pelo menos seis cidades”, declarou Guilhon.

Os editais para preenchimento das vagas estão em trâmite e têm previsão de lançamento ainda para o primeiro trimestre de 2019, no site do NEAD. Já o início do processo seletivo está previsto para o final de março.



publicidade


Arquivo do blog