WebNet

WebNet

terça-feira, 10 de julho de 2018

CHAPADINHA | "Ônibus Lilás" Atenderá Mulheres das Localidades Canto Ferreira e Baturité; e Bairro 'Mil Casas'

O Ônibus Lilás foi especialmente desenvolvido para deslocamento
fora dos grandes centros e está equipados com
duas salas fechadas para garantir privacidade.

Atendimentos em Chapadinha: Dia 12, no Povoado Canto do Ferreira (zona rural); Dia 13, no Povoado Baturité (zona rural); e Dia 14, no bairro das 'Mil Casas' (sub-zona rural).

ChapadinhaSite - Com informações da Assessoria.

As Unidades Móveis do Programa 'Mulher Viver sem Violência', mais conhecidas como "Ônibus Lilás" estão percorrendo várias comunidades rurais do estado levando serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em situação de violência no campo, na floresta e nas águas.

Diferente da Carreta Mulher Maranhense que atua na sede dos municípios levando ações de saúde, prevenção e cidadania, o Ônibus Lilás é direcionado às mulheres das comunidades mais distantes e historicamente excluídas do estado. Coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher – Semu, o Ônibus atua em parceria com as prefeituras municipais e secretarias de estado levando palestras e oficinas sobre a Lei Maria da Penha e Feminicídio; Oficinas sobre o Uso do tempo e Autonomia Econômica para Mulheres e serviços de saúde. As unidades também integraram a Caravana Maranhão Quilombola do Governo do Estado.

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Tacilla Lyra Meira, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Secretária municipal da Mulher, Tacilla Lyra Meira (E) em
campanha de conscientização durante o festejo junino em Chapadinha

CHAPADINHA

Em Chapadinha, a parceria governo do Estado e Prefeitura - por meio da Secretaria Municipal da Mulher, os atendimentos acontecerão dentro de três dias que serão importantes para que as mulheres chapadinhenses se mobilizem e aproveite os serviços oferecidos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Atendimentos em Chapadinha: Dia 12, no Povoado Canto do Ferreira (zona rural); Dia 13, no Povoado Baturité (zona rural); e Dia 14, no bairro das 'Mil Casas' (sub-zona rural).


Vamos aproveitar todos os espaços do ônibus para auxiliar as mulheres do município. Durante os três dias, teremos palestras educativas de enfrentamento de violência contra a mulher, autonomia econômica, direitos sexuais e reprodutivos (planejamento familiar), além dos atendimentos na área da Saúde para a Mulher" - ressaltou a secretária municipal da Mulher, Tacilla Lyra Meira.

Sobre o perfil das mulheres atendidas pelo Ônibus Lilás, a assessora Graciele Ferreira do Departamento de Políticas do trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Semu disse: “A maioria das mulheres são lavradoras, quebradeiras de coco e pescadoras. Elas tem suas roças de mandioca, feijão, arroz e milho para auxiliar no sustento de suas famílias e a principal fonte de renda é o Bolsa Família. O plantio da mandioca é para a produção de farinha que é comercializada, assim como parte da produção do azeite de babaçu”.

Prestar serviços de assistência, saúde, prevenção e educação para as mulheres dos pontos mais distantes do estado, esse é o objetivo do Ônibus Lilás. Fruto de uma demanda da Marcha das Margaridas, as unidades móveis fazem parte do programa ‘Mulher: Viver sem Violência’. Especialmente adaptados para levar os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no campo, floresta e águas, o Ônibus Lilás foi uma reivindicação das mulheres trabalhadoras rurais durante a Marcha das Margaridas.

Desde 2015 a unidade percorre os municípios maranhenses levando os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no campo, floresta e águas. Diferente da Carreta Mulher Maranhense, o Ônibus Lilás atende as mulheres dos locais mais remotos dos municípios como explicou a chefe do Departamento de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres – DAE, Claudia Gouveia, “O acesso não é o principal desafio, pois levar as ações das políticas para as mulheres as comunidades mais distantes é gratificante. O nosso maior desafio é vencer o preconceito que algumas mulheres tem com relação aos exames de prevenção”.



Publicidade
Atendimento: Às Terças (Manhã e Tarde)


Arquivo do blog