WebNet

WebNet

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Relatório Aponta Água Doce e Outras 13 Cidades Maranhenses em Situação de Risco para Dengue, Zika e Chikungunya


Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde; São Luís aparece em estado de alerta.


O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (28), o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRa). O indicador aponta que 357 cidades estão em situação de risco para a ocorrência de dengue, zika e chikungunya, já que mais de 4% dos imóveis visitados nesses municípios continham larvas do mosquito. Já 1.139 municípios estão em situação de alerta, significando que entre 1% e 3,9% dos imóveis locais tinham larvas. Outros 2.450 municípios foram classificados como satisfatórios por apresentarem percentual menor de 1% para presença de larvas.

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas um dos 217 municípios do Maranhão não apresentou o índice de infestação: Amapá do Maranhão. O levantamento aponta que 109 cidades apresentaram dados satisfatórios, enquanto 93 municípios estão em estado de alerta e outras 14 localidades aparecem em estado de risco (confira a lista abaixo). A capital São Luís está em estado de alerta, com 1,2% dos imóveis apresentando larvas do mosquito.

O LIRa analisou dados de 3.946 cidades, entre o início de outubro e a primeira quinzena de novembro. O número é considerado recorde e decorre da resolução da Comissão Tripartite, que tornou obrigatória, no início deste ano, a disponibilização das informações.

Cerca de 1.600 municípios não realizaram ou não informaram o índice de infestação. Caso isso não seja feito até o dia 14 de dezembro, quando será publicado o relatório final, as cidades serão apenadas com a suspensão da segunda parcela do Piso Variável de Vigilância em Saúde, conforme pactuado na comissão.

Confira os municípios maranhenses em situação de risco:

Água Doce do Maranhão

Bom Jardim

Buritirana

Cururupu

Governador Eugênio Barros

João Lisboa

Matões

Parnarama

Paulo Ramos

Presidente Vargas

São Domingos do Maranhão

São Pedro da Água Branca

Senador Alexandre Costa

Sucupira do Norte

*Com informações da Agência Brasil e da Agência Saúde.



Publicidade



Arquivo do blog