WebNet

WebNet

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Governo do Estado Inaugura Oficina de Trabalho para Internos, na UPR/Chapadinha

O projeto "Calçando um Sonho" do governo do estado, visa a capacitação profissional dos internos das unidades carcerária em todo o Estado.

*Com informações da SEAP/MA

Nesta segunda-feira (05), a gestão prisional do Governo do Estado investiu na abertura de mais uma  importante oficina de trabalho, no Sistema Penitenciário do Maranhão. Desta vez, a unidade beneficiada pela gestão foi a Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Chapadinha, que recebeu maquinários para mais uma fábrica de chinelos - dentre algumas já instaladas em outros estabelecimentos carcerários do Estado.



A ação faz parte do projeto “Calçando Sonhos”, desenvolvido pela Supervisão de Trabalho e Renda, sob a coordenação da Secretaria Adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária (SAAHP) da Seap. O empreendimento é resultado de parceria da Seap com empresa privada do ramo de confecção de calçados.



O projeto "Calçando um Sonho" do governo do estado, visa a capacitação profissional dos internos das unidades carcerária em todo o estado. O projeto trabalha com confecções de redes, chinelos e malharia sendo tudo confeccionado pelos próprios internos.



Em Chapadinha funcionará a fabricação de chinelos

De acordo com o diretor da unidade, Carlos de Assis, neste primeiro momento 10 internos serão beneficiados com a capacitação e a estimativa é que cerca de 150 à 200 pares de chinelos sejam confeccionados diariamente, correspondendo assim, aos esforços do governador Flávio Dino para profissionalizar detentos e humanizar a Execução Penal.


Participaram da solenidade de inauguração o secretário de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), Murilo Andrade de Oliveira; Juiz da 1° Vara, Dr. Cristiano Simas; Defensor Público, Dr. Jorge Luís F. Melo; secretária adjunta de Atendimento e Humanização, Odaiza Moura; advogado Edgeson Cunha; Diretor da UPR/Chapadinha,  Carlos de Assis; encarregado de Segurança, Domingos Sandro; terapeuta ocupacional, Tânia Nascimento; enfermeira Josinete Rodrigues; Além dos Auxiliares Penitenciário, que compõe a Unidade Prisional de Ressocialização(UPR) de Chapadinha.

Abaixo, transcrevemos uma Nota a respeito do evento, que o juiz Dr. Cristiano Simas, publicou em sua página pessoal na rede social Facebook:

Juiz Dr. Cristiano Simas

"Depois do Estado do Maranhão ter se notabilizado como exemplo nacional de descaso penitenciário, sinto-me profundamente honrado em servir a Comarca de Chapadinha como Juiz de Execução Penal.
Inauguramos, com a presença do Secretário Estadual Murilo Andrade, uma fábrica de chinelos que serão encaminhados a todo o sistema prisional do Estado. Pode parecer pouco, mas para essas pessoas que a sociedade insiste em não ver, é mais uma opção e, talvez, oportunidade, em suas vidas.
Assim vamos seguindo, são 06 (seis) anos de dedicação à Execução Penal só aqui em Chapadinha. Nesse período não tivemos nenhuma rebelião, atos de violência entre os presos ou confronto de facções. Temos a mais tranquila e organizado Unidade Prisional do Estado. Os presos são tratados como a lei determina. Com respeito, mas com o necessário rigor disciplinar. Estão presos pela prática de crimes e a cumprir pena. Não nos esquecemos disto, contudo, sabemos que, assim como cada um de nós, merecem todo o respeito e a dignidade que o poder público tem a obrigação de prestar.
O sucesso desta iniciativa não se deve somente a atuação do Poder Judiciário, mas acima de tudo pela dedicação dos funcionários da UPR de Chapadinha que, inegavelmente, são os melhores que já tive a satisfação de trabalhar. A eles dedico os mais sinceros agradecimentos e congratulações.
Ainda acreditamos na recuperação desses homens e, agora, disponibilizamos, a eles, mais um instrumento de trabalho. Um caminho a seguir. O trabalho não só dignifica, liberta".


Publicidade



Arquivo do blog