WebNet

WebNet

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Chapadinha, Anapurus, Buriti e Outros 27 Municípios Maranhenses são Beneficiados com Equipamentos para Desenvolvimento da Agricultura

Dentre os prefeitos dos municípios beneficiados da região Baixo Parnaíba, presentes no encontro com o Governador, estavam Ducilene Belezinha (Chapadinha) e Tina Monteles (Anapurus)

Título Original - Governador entrega equipamentos para desenvolvimento da agricultura em 30 municípios


Em continuidade à política de investimento na produção agrícola do Maranhão, o governador Flávio Dino assinou investimentos para fornecimento de equipamentos da ordem de R$ 5 milhões que irão beneficiar 30 municípios maranhenses. Em solenidade realizada nesta quarta-feira (27), no Palácio dos Leões, o Governo anunciou a execução de obras e serviços em projetos ligados às cadeias produtivas dos programas ‘Mais Produção’, ‘Água para Todos’ e ‘Salangô II’.

Dentro dessas prioridades, as ordens de serviços assinadas nesta quarta-feira englobam o estímulo ao crescimento da produção de arroz e de leite, além da retomada do Projeto Salangô II, em São Mateus.

As ordens assinadas consistem na execução de obras e serviços para instalação de 27 Sistemas Coletivos de abastecimento de Água em oito municípios, aquisição de 20 trilhadeiras para cereais, 31 kits de irrigação e um caminhão Tanque de Leite com capacidade de carga útil de 8.000 litros, além de serviços de engenharia para execução das obras para recuperação das estações de bombeamento do Projeto Salangô II, em São Mateus.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, explicou que as assinaturas beneficiarão dois dos 10 produtos prioritários do Programa Mais Produção: arroz e leite. “A cadeia produtiva do leite será beneficiada com o fornecimento de um caminhão tanque que vai ajudar a região Tocantina e o sul do estado. Na do arroz são 20 municípios que nós escolhemos como prioritários para fomentar esse tipo de produção”, enfatizou.

Além dos equipamentos, o gestor destacou que o Governo está complementando o apoio aos produtores com a prestação de assistência técnica para mais de 1500 produtores, por meio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), para que eles possam aprender a operar e potencializar a capacidade produtiva.

Ele sublinhou ainda a implantação dos Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água, que beneficiarão 27 povoados divididos em oito municípios e vão fomentar a produção familiar. “São povoados que não tem água e vão receber agora água encanada e poder fazer hortas, criações e ajudar assim na criação, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dessas comunidades”, completou Honaiser.

Patrulhas Agrícolas

A solenidade marcou também o anúncio do investimento de R$ 3 milhões oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Júnior Marreca para a aquisição de 30 patrulhas agrícolas.

Municípios beneficiados


Serão beneficiados com 20 trilhadeiras os municípios de: Anajatuba, Anapurus, Arari, Buriti, Buriti Bravo, Cajari, Chapadinha, Codó, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Matinha, Matões do Norte, Monção, Pedreiras, Penalva, Pindaré Mirim, São Mateus, Trizidela do Vale, Viana e Vitória do Mearim.

Imagem meramente ilustrativa, de uma trilhadeira

Os municípios beneficiados com os sistemas coletivos de abastecimento de água, incluindo perfuração de poço tubular, unidade de bombeamento, reservatório com estrutura elevatória, fornecimento de energia, rede de distribuição e ligações domiciliares são: Araguanã, Governador Newton Bello, Urbano Santos, São Bento, São João Batista, Alcântara, Bequimão e Peri-Mirim.

*Matéria resumida. Leia na íntegra - Clique aqui.



Publicidade



Arquivo do blog