WebNet

WebNet

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Terremoto de 6.5 Graus no Maranhão?


Por: Sousa Neto

Um site alemão - o Geofon GFZ Potsdam, que tem como especialidade em sua linha editorial eventos direcionados aos fenômenos da natureza, nesta quarta-feira (16) publicou, equivocadamente, que ocorrera um terremoto no estado do Maranhão/Brasil.

Clique para ampliar

No topo da página onde apresenta os registros de terremotos, o site alemão adverte: "Unless revised by a geophysicist, automatically determined earthquake locations may be erroneous!" (Tradução: A não ser revistos por um geofísico, terremotos locais, determinados automáticamente, pode ser errôneo)

Analisando os registros do referido site (recorte acima), contatamos que, possivelmente, o equívoco, tenha relação com o terremoto que ocorreu no Chile, o qual podemos chamar de país vizinho por este está localizado, também, na América do Sul. No entanto, segundo o portal Uol (clique aqui) internautas maranhenses da capital São Luís, teríam relatados em redes sociais, que teriam sentido um leve tremor por ocasião do ocorrrido.

Clique para ampliar

O site alemão retirou a postagem, que quando acessada aparece o "pedido de desculpas" (recorte acima), que diz (em inglês):

"We are sorry! The requested event could not be found. You can browse our event catalogue or make a customized search here. If you have more questions please don't hesitate to contact us. You can find our contact e-mail from our main page.
GEOFON Team

(Tradução: Nos desculpe! O evento solicitado não pôde ser encontrado . Você pode navegar nosso catálogo de evento ou fazer uma pesquisa personalizada aqui. Se você tiver mais perguntas, por favor não hesite em contactar-nos . Você pode encontrar o nosso contato e- mail a partir de nossa página principal. GEOFON Equipe)

Abaixo, trechos da publicação no site Uol:

"Um terremoto de magnitude 8,3 atingiu o Chile, próximo a região de Valparaíso, na noite desta quarta-feira (16) sacudindo prédios e fazendo as pessoas buscarem refúgio nas ruas, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O epicentro do tremor foi a cerca de 55 km a oeste de Illapel. Ele ocorreu por volta de 19h54 e teve uma profundidade de 33 km"

"No Brasil, diversos internautas relataram nas redes sociais que também sentiram um leve tremor. Há relatos na capital paulista, Santos, Campinas, Belém (PA), São Luís (MA) e Pouso Alegre (MG). Os Bombeiros de São Paulo receberam 50 chamados de pessoas que sentiram o terremoto"

"Na Argentina, internautas relataram tremores nas cidades de Santa Fé, Mendoza e na capital do país Buenos Aires".

Leia matéria na íntegra no portal UOL - Clique aqui.


Publicidade



Arquivo do blog