WebNet

WebNet

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

OUTUBRO ROSA - "Carreta da Mulher Maranhense" Realizará Atendimento em Chapadinha


O Governo do Maranhão comemora os mais de 6 mil atendimentos realizados pela Carreta da Mulher Maranhense, que percorreu 13 municípios do estado.

O trabalho não pára e a Carreta continua sua itinerância levando atendimento de saúde, consultoria jurídica, orientações e palestras sobre a Lei Maria da Penha e o enfrentamento a violência. Para as mais jovens o tema principal é a gravidez na adolescência.

Neste mês de setembro nove municípios do estado e uma ação na EMAP terão a presença da Carreta. Esta semana encerrou o atendimento em Barreirinhas onde foram realizados 885 atendimentos. Na sequência será a vez de São Benedito do Rio Preto (18 e 19.09); Belágua (20.09) onde a Secretaria da Mulher dará apoio a ação da Maçonaria do Maranhão nessa ação da entidade; EMAP (22 e 23.09), Igarapé do Meio (25 e 26.09) e Zé Doca (28 e 29.09).


Carreta da Mulher Maranhense no "Outubro Rosa"

Durante o mês de outubro as atividades da Carreta serão voltadas a para o ‘Outubro Rosa’. Em conjunto com a Secretaria de Estado de Cultura e a Secretaria de Comunicação, a Secretaria de Estado da Mulher irá realizar uma grande mobilização para o período.

Já está confirmada a presença da Carreta da Mulher Maranhense nos município de Balsas, Bacabal, Caxias, Colinas, Chapadinha, Governador Edson Lobão e Timon. Em São Luís está sendo programada uma caminhada e um show com artistas locais para a data de culminância do Outubro Rosa em São Luís em parceria com a SEMU, SES, SECMA e SECOM.

O ‘Outubro Rosa’ é um movimento popular comemorado em todo mundo. O nome remete a cor rosa do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.



Publicidade



Arquivo do blog