WebNet

WebNet

terça-feira, 16 de junho de 2015

VI Semana Meio Ambiente: Ações São Levadas Para a Comunidade São José do Riacho Feio


Apresentar o diagnóstico do plano de saneamento básico participativo de Chapadinha é uma das ações previstas na programação da VI Semana Municipal de Meio Ambiente realizada pela Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


A discussão com a sociedade, em busca de soluções viáveis para a preservação dos recursos naturais, aconteceu tanto na cidade quanto na zona rural do município. Os alunos da escola Rosa Vieira Passos Maciel, localizada no povoado São José do Riacho Feio, receberam a comitiva do evento. Durante o encontro a comunidade, do local, pode entender como a prefeitura está trabalhando na elaboração do plano de saneamento e como cada um deve participar desse processo.


Eu aprendi que a gente não pode jogar lixo no rio. Não pode derrubar árvores próximas ao rio e, nem muito menos, fazer roça perto do rio. Temos que preservar a natureza”, disse a pequena Maria Viviane de apenas 11 anos.


O tema, que foi definido pela Organização das Nações Unidas, “7 bilhões de sonhos, um planeta, consuma com cuidado”, pretende despertar a consciência de todos para a importância de uma mudança urgente quanto ao uso dos recursos naturais.

O professor Acionésio dos Santos, de 52 anos, que é morador da região, destacou algumas mudanças sofridas pelo rio no decorrer dos anos. E tudo por causa da exploração desenfreada dos recursos hídricos.


Tenho 52 anos e faço parte dessa comunidade. Quando eu era criança o rio enchia toda essa área, mas hoje não chega nem perto! Temos que conservar as margens do rio. Só assim nós podemos ter mais vida”, afirmou o professor.


E para finalizar mais um dia de atividades, o reconhecimento da importância que tem a natureza em nossas vidas. O grande abraço coletivo ao redor do Riacho Feio, um dos principais afluentes do Rio Munin. A ação simbólica teve como objetivo chamar a atenção de todos para os cuidados que devemos com a maior de nossas riquezas: a natureza.

Tem que cuidar e preservar nosso meio ambiente. Isso é importante pro nosso futuro”, finalizou a pequena Maria.

Suzenne Costa - Secom/PMC


Publicidade



Arquivo do blog