WebNet

WebNet

quinta-feira, 23 de abril de 2015

ASA-MA Distribui Sementes Crioulas em Parceria com STTR de Chapadinha

Dirigentes do STTR e Juvenal Neres (ASA/MA)

Uma parceria da Articulação do Semiárido Brasileiro ASA, COOPRAMA, Governo Federal e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha está levando sementes crioulas para agricultores do município.

Juvenal Neres, representante da ASA Brasil - no estado do Maranhão, fala sobre a importância das sementes crioulas: "As sementes crioulas chegaram aos dias atuais pela prática da agricultura tradicional, na qual os lavradores conservam, selecionam, melhoram e as trocam entre si. Também chamadas de sementes “da paixão”, “da fartura”, “da resistência” e “da gente” elas permitem uma agricultura mais equilibrada ecologicamente e diminui o poder das grandes empresas do ramo de semente e dos transgênicos”, disse Juvenal.

Maurício - Coordenador da Chapada Limpa, levando as Sementes

As comunidades vêm se organizando para a criação de bancos de sementes crioulas, que podem ser familiares, comunitários ou regionais. Esse trabalho vem sendo desenvolvido pela ASA. A COOPRAMA em parceria com a EMBRAPA e ASA-BRASIL traz algumas destas sementes crioulas até Chapadinha com apoio do STTR e assim iniciamos este trabalho que pode render bons frutos para nossa agricultura familiar”, completou Neres.

Ainda de acordo com Juvenal Neres, nesta primeira fase do programa estão sendo distribuídos cerca de 840 quilos (feijão) e, além de Chapadinha, apenas os municípios de Pastos Bons e Codó, foram incluídos na distribuição de sementes.



Publicidade



Arquivo do blog