WebNet

WebNet

quarta-feira, 18 de março de 2015

CHAPADINHA - Secretários Municipais e Chefes de Departamentos Prestam Apoio à 12ª Romaria da Terra e das Águas


Na noite da última segunda-feira (16) aconteceu no auditório do CBNET (Centro Paroquial), mais uma etapa de reuniões de preparação para a realização da 12ª Romaria  da Terra e das Águas do Maranhão, que acontecerá nos dias 17 e 18 do mês de outubro deste ano, em Chapadinha - Diocese de Brejo-MA.



Nesse encontro, a equipe de coordenação, capiteneada pelo bispo Dom Valdeci e padre Casimiro, se reuniu com representantes das secretarias municipais: Aluízio Santos (Infraestrutura), prof. Maria Coelho Pimentel (Educação), Allan Monteles (Saúde) e Sousa Neto (Comunicação - representando o secretário William Fernandes), Mariel (Departamento de Trânsito-DMT) e do subtenente Nonato Nascimento (Guarda Municipal-GCM). Estiveram presentes, também, o vereador Manin Lopes, prof. Raimunda Portela - Dadá (equipe de coordenação / representante da comunidade São Raimundo - bairro Corrente), Junior (Pastoral da Juventude), representante da comunidade do bairro Santa Luzia, Allaine Monteles (convidada), Irmã Prudência, e o Comandante do 16º BPM, Major Gláuber.


Aluízio Santos (Sec. Mun. de Infraestrutura) participou do 
encontro e atendeu às solicitações da Coordenação do evento.


A 12ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão terá como Tema “Territórios livres para o Bem Viver dos Povos” e Lema: “Tire as sandálias: o lugar onde estás é chão sagrado”

No Maranhão o modelo “desenvolvimentista” implementado privilegia os sistemas produtivos e econômicos pautados pelos grandes projetos, sobretudo o agro e hidronegócios.

No último dia 4, a quarta reunião foi com representantes 
das 12 Dioceses do Regional Nordeste V da CNBB Maranhão

A 12ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão quer provocar um debate sobre a realidade de injustiça e negação de direitos vivenciados pelos povos do Maranhão a partir dos elementos Terra e Água, sensibilizando e articulando forças vivas da Igreja e da sociedade, denunciando assim as injustiças e celebrando a alegria da partilha para a construção e fortalecimento da paz e solidariedade entre os povos.

A Romaria acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro deste ano na cidade de Chapadinha, Diocese de Brejo.

Bispo Dom Valdeci

Segundo Dom Valdeci, bispo da Diocese, a qual acolherá o maior evento realizado pela Igreja do Maranhão, “uma das coisas importante é a mobilização das paróquias, motivar as comunidades a participarem do processo de construção deste grande evento realizado pela Igreja do Maranhão”. Ele ressalta ainda que o tema vai de confronto com as realidades gritantes da luta pela terra. E que este é um momento para a Igreja do Maranhão vivenciar seu profetismo, seu testemunho no seguimento de Jesus Cristo.


Nesta reunião foram debatidos pontos importantes para a realização deste grande evento, como o papel dos representantes convidados, no que diz respeito ao apoio e patrocínios, com a equipe de organização do evento.


Publicidade



Arquivo do blog