Os técnicos/professores João Damiani, Lucinete Sousa Ferreira, Dioneide Lopes e Angela Monteiro, representaram a URE/Chapadinha - Na foto, com Vera Lúcia Pires (Coord. do Programa) e Rosangela (Superv. Regional)
Oitenta e três técnicos das Unidades Regionais de Educação (UREs) do Maranhão participaram no último sábado (11) e domingo (12), em São Luís, da capacitação para aplicação das provas da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), que é uma das ações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Ministério da Educação. Participaram do encontro o secretário de Estado da Educação, Danilo Furtado e a adjunta de ensino da Seduc, Leuzinete Pereira.
Na noite anterior que antecedeu o evento (sexta, 10) os participantes do eventos foram recepcionados com uma apresentação do Boizinho Barrica, no Hotel Veleiros
Realizada pela primeira vez em 2013, a ANA tem aplicação anual e o objetivo de avaliar a qualidade, equidade e eficiência do ciclo de alfabetização das redes públicas.
Durante a avaliação, serão aplicadas provas de Língua Portuguesa, Leitura e Matemática para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e serão reunidas informações sistemáticas sobre as unidades escolares em todo o país, já que são coletados dados sobre a infraestrutura das instituições, formação dos professores, gestão das escolas e organização do trabalho pedagógico.
A avaliação segue uma das premissas do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) – compromisso firmado pelo governo federal, junto com estados e municípios – que é garantir que, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, aos 8 anos de idade, todos os estudantes estejam alfabetizados.
“A grande relevância da ANA é ter um diagnóstico da alfabetização na rede pública, para fazer as intervenções corretas e necessárias para vencer o grande desafio da educação brasileira, que é a correta alfabetização dos estudantes”, afirma a coordenadora estadual de logística da ANA no Maranhão, Vera Lúcia Pires, supervisora de Avaliação Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Participação dos municípios
O período de aplicação da Avaliação Nacional de Alfabetização será de 17 a 28 de novembro, em 5.515 municípios brasileiros. No Maranhão, todos os 217 municípios participarão, com a aplicação de provas para 97.840 alunos, de 3.613 escolas públicas estaduais e municipais.
Nos dias 30 e 31 de outubro, a Seduc realizará um encontro estadual com representantes dos municípios, em que serão apresentados os dados da primeira edição da ANA, feita em 2013.
Ascom/SEDUC
Publicidade