WebNet

WebNet

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

TUTÓIA: Moradores e Donos de Terrenos Invadidos Vão à Delegacia



Na manhã desta quarta-feira (13) dezenas de pessoas que estão entre os supostos invasores de terrenos (que tem donos) no Bairro Comum (na altura do km 06 da Ma-034) estiveram na Delegacia de Policia Civil de Tutóia (município distante 209 km de Chapadinha), informalmente, prestando esclarecimentos sobre as invasões.

Estavam presentes também advogados como Airton Paulo que representa empresários tutoienses; Ribamar Filho e Merval Filho, que estão tendo suas terras invadidas, e segundo o advogado já há uma liminar do juiz da comarca determinando a reintegração de posse, uma vez que estes terrenos teriam carta do Estado emitida pelo Estado do Maranhão.


Para o Delegado Almir Macedo os terrenos foram invadidos de forma errada. Pois, além das terras de donos outras partes da Terra pertencem ao Estado. Mas a Polícia, nas palavras do Delegado, pede que os "invasores" deixem as áreas que foram invadidas e que tinham cercas para evitar um confronto com os donos dos terrenos ou mesmo com a Polícia.

Em sessão plenária na última quarta-feira (06) o vereador Binha chegou a dizer que a invasão da área estaria sendo motivada por autoridades do município, o que seria um problema mais grave.

Para um dos moradores da área que migrou de Barreirinhas para Tutóia, a invasão se justifica pela falta de um pedaço de terra para morar.


O problema dessas invasões é antigo e só se agravou nos últimos cinco anos, uma vez que não há ordenamento territorial dos apossamentos de terra em Tutóia, pois parte dessa área é urbana.

E a outra área rural o Estado desde o início da década de 2000 vem tentando regularizar, mas até agora não conseguiu.

Arquivo do blog