Foto: Kim Pereira
Texto: Lidiane Reinaldo - Ascom/Sec. Mun. Saúde
O Dia Mundial do Doador de Sangue é uma possibilidade para enfatizar mais uma vez por que é essencial que a doação seja altruísta e que haja doadores regulares para garantir a provisão de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusões.
Em síntese, este dia é um veículo para promover: a motivação para que os doadores sadios que tenham doado para seus familiares se convertam em doadores regulares voluntários não remunerados; o aumento do número de doadores através de campanhas de conscientização e motivação; estilos de vida saudáveis nos doadores de sangue, para proteger sua vida e a dos pacientes que recebam seu sangue; enfatizar a necessidade de contar com sangue seguro.
Em Chapadinha durante os dias 28 e 29 de maio foi realizado uma das melhores campanhas de doação de sangue do município , com o tema “Motoqueiro sangue bom” . Uma equipe de técnicos da capital deram total apoio a campanha da HEMOMAR de Chapadinha.
Este ano na campanha “motoqueiro sangue bom”, 400 pessoas se disponibilizaram a fazer a doação de sangue, durante os 2 dias de campanha. Nas triagens de peso, pressão, anemia e a entrevista com médico, revelam quem pode ou não doar. Com isso Chapadinha contou com 272 doadores aptos a doar sangue, e essas bolsas foram encaminhas a São Luís.
A prefeitura municipal através da Secretaria municipal de saúde, agradece a todos os doadores que procuraram a hemomar para se disponibilizarem a salvar vidas.
*Extraído do Blog do Kim Pereira