Por: Claudecir Satil - Blog Sala Vip
Um dos desafios dos candidatos que disputaram as eleições municipais na cidade de Chapadinha, foi o de entender o comportamento do eleitor local. Pelo menos é a tese defendida por alguns "sociólogos de butiquim" aqui de nossa cidade. “Chapadinha é uma cidade atípica. No início da década de 1980 ela tinha um perfil, nos anos 90 ganhou um perfil diferente e a partir de 1996, quando começaram a ser instaladas as primeiras faculdades – como o polo da UESPI – houve um boom e hoje nós temos um grande numero estudantes entrando e saindo da cidade todos os dias”.
Convém afirmar que atualmente os candidatos tentaram angariar votos oferecendo dinheiro , o que para muitos foi um tiro no pé. “Há três ou quatro eleições atrás a compra de votos era algo bem tranquilo. Você podia jogar na compra de voto que você ganhava. Hoje é duvidoso porque houve um processo de escolarização, aquilo que a gente chama de formação bancária, ou seja, de banco escolar. Essa pessoa pode até pegar o dinheiro, mas vai votar contra”.
Convém afirmar que atualmente os candidatos tentaram angariar votos oferecendo dinheiro , o que para muitos foi um tiro no pé. “Há três ou quatro eleições atrás a compra de votos era algo bem tranquilo. Você podia jogar na compra de voto que você ganhava. Hoje é duvidoso porque houve um processo de escolarização, aquilo que a gente chama de formação bancária, ou seja, de banco escolar. Essa pessoa pode até pegar o dinheiro, mas vai votar contra”.
Outro ponto que precisa ser observado pelos candidatos, é o eleitorado jovem. “A galerinha teen muda a cada dez anos. Eu estou no meio deles e vejo isso. Há dez anos o problema do jovem era sexual, beber e estar em outra. Hoje não, o jovem está ligado em espiritualidade, vida sadia e em planejar alguma coisa. O candidato tem que estar atento”.
Vejamos a mudança ocorrida na Câmara Municipal de Chapadinha, que ficou em 60%, a realidade dessa mudança pode ser comprovada com a eleição do Manim (do Real Brasil), que obteve a 3ª colocação no geral, ou seja, uma pessoa que já tem um amplo serviço prestado a comunidade, posso afirmar diante de tudo o que vi nesta ultima eleição, que muitos eleitores não se manifestando publicamente como antes. “Hoje ele está omitindo o voto. Ficou muito mais subjetivo para o candidato”.
A mudança do perfil do eleitor está acontecendo por conta da facilidade das infromações, hoje com o avnço da internet, e com a facilidade de se saber o que acontece, o eleitor está saindo da fase de alienação, e começando a por em prática seus pesamentos, a para aqueles politicos com a visão contrária, o resultado das eleições comprovam tudo o que escrevi.