Joaquim Barbosa e Cristiano Simas, o primeiro Ministro do Supremo Tribunal Federal e o segundo Juiz de Direito da 1ª vara de Chapadinha e Juiz da 42º Zona Eleitoral.
O primeiro tem ganho reconhecimento da sociedade com a aplicação da lei aos réus do famoso "Mensalão", sendo inclusive cogitado para assumir a presidência daquela corte, decisão que deve sair hoje(10).
O Ministro Joaquim Barbosa também é conhecido pela críticas que faz a colegas Ministros, um exemplo da postura de Barbosa foi as pesadas acusações ao ex Presidente do Supremo Tribunal Federal Cesar Peluso chamando-o de “ridículo”, “brega”, “caipira”, “corporativo”, “desleal”, “tirano” e “pequeno” em entrevista à jornalista Carolina Brígido.
Confirmado o nome de Barbosa, ele será, segundo a Fundação Palmares, o primeiro presidente negro da Corte Suprema. Indicado para a instituição em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa tem uma trajetória de vida que demonstra esforços pessoais e determinação.
A posse de Barbosa só ocorrerá em novembro, quando, no dia 18, o atual presidente do STF, Carlos Ayres Britto, se aposenta compulsoriamente por completar 70 anos. Mas ainda não há a data precisa para a cerimônia de posse do novo presidente da Corte Suprema.
No período eleitoral, Cristiano Simas deixou bem claro aos candidatos, representantes de coligações e sociedade em geral que não aceitaria nenhum tipo de baixaria, tendo inclusive baixado portaria onde afirmava que, quem não a cumprisse seria preso e recolhido a uma cela da cadeia pública. (RELEMBRE)
Sempre disposto a esclarecer as dúvidas dos cidadãos chapadinhenses, o magistrado ainda disponibilizou os telefones do cartório eleitoral para o eleitor tirar dúvidas e denunciar candidatos com propagandas irregulares.
Com a proximidade do dia de votação os boatos contra os candidatos ao executivo, Belezinha(PRB) e Magno Bacelar(PV) surgiram de uma forma avassaladora e mais uma vez lá estava o magistrado sempre a disposição para os esclarecimentos necessários.
Essas e tantas outras atitudes tomadas pelo Juiz Cristiano Simas, fizeram com que a sociedade em geral e até mesmo o próprio juiz colhessem frutos positivos no Domingo que passou, Chapadinha teve a eleição mais tranquila já vista na história do município.
Após os resultados, novos boatos surgiram em Chapadinha e mais uma vez o Juiz Eleitoral Cristiano Simas emitiu uma nota concisa e oportuna para esclarecer os fatos que já tomavam conta das esquinas da cidade.
Este é o Brasil de "Joaquins" "Barbosas" e "Cristianos". Homens capazes, centrados e vigilantes às questões que possam vir a gerar revolta popular.