A Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) realiza neste final de semana - de 30/Ago (quinta-feira) à 1º/Set (sábado), o II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - Práticas Sociais, Contextos de Formação e de Trabalho: Influências no Desenvolvimento Humano.
A abertura do seminário acontece às 19h desta quinta-feira (30) no auditório da refeirda entidade de ensino.
APRESENTAÇÃO
A Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), desde 2006, organiza semestralmente os seminários de pesquisa dos diversos cursos e mantém, oficialmente, a concessão de bolsas de iniciação científica, como parte de sua política de pesquisa. Mantém, ainda, os Projetos de Formação Continuada de Docentes: desenvolvimento pessoal e profissional e de incentivo e apoio à pesquisa na FAP.
As ações de pesquisa são coordenadas pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão- NUPEX, constituído por docentes e coordenadores de curso, apoiado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPEX e organizadas pela Diretoria Acadêmica dos Cursos de Graduação.
O NUPEX objetiva a implantação de grupos de estudo, da prática investigativa numa perspectiva integradora das atividades relacionadas às matrizes curriculares praticadas em sala de aula, com foco no desenvolvimento da ciência, da criação e difusão da cultura e o entendimento do homem e do meio em que vive, com relevância para a formação e exercício profissional e cidadania.
O conjunto de ações de iniciação científica tem viabilizado aos alunos da Graduação e da Pós-Graduação a introdução à atividade de pesquisa, sob orientação de docentes devidamente qualificados. Nesse processo, possibilita-se o desenvolvimento de investigação relativa ao campo de saber próprio da área de cada curso, buscando viabilizar a realização de pesquisas interdisciplinares. Permite-se ainda, dessa forma, a complementação da formação acadêmica, num processo no qual o conhecimento é produzido, reavaliado, ou recriado, para além da sala de aula.
Nesse sentido, a Faculdade do Baixo Parnaíba - FAP compreende a pesquisa como instrumento educativo devendo, portanto, restabelecer a relação entre teoria e prática; fortalecer as relações entre o ensino e os alunos, a fim de lidarem com o processo de conhecer; bem como recuperar o sentido de aprender. As ações de iniciação científica e de pesquisa devem possibilitar ainda, a aquisição de conhecimentos científicos específicos; favorecer o pensamento crítico; desenvolver a autonomia, a criatividade, a maturidade intelectual e a responsabilidade com o produto desse processo.
Assim, a iniciação científica, consolidada nos Encontros de Iniciação Científica, busca o fortalecimento dos grupos de pesquisa institucionais, cujas consequências certamente serão de enriquecimento do Ensino e da Extensão, além do fortalecimento da Pós-Graduação. Além disso, a expansão institucional, em resposta às demandas regionais de formação, também estimulou a FAP a iniciar em 2011 o Encontro de Iniciação Científica, em sua primeira edição, o qual, sob a temática “Práticas sociais, contextos de formação e de trabalho: influências no desenvolvimento humano”, teve como objetivos:
- Incentivar a prática da pesquisa na Graduação e na Pós-Graduação;
- Criar oportunidade e espaço para a socialização do conhecimento, mediante diferentes formas de divulgação, como comunicações orais e sessões de painéis, seguidas pela publicação nos Anais do evento;
- Oferecer, à comunidade externa e interna, mini-cursos, simpósios, mesas-redondas, seminários e palestras, sob a responsabilidade dos grupos de pesquisa e por convidados;
- Oportunizar a divulgação das ações extensionistas, de monitoria, estágios e trabalhos de conclusão de curso, desenvolvidas pela FAP, incentivando sua expansão e suas possibilidades de geração de pesquisa.