Através de um amplo trabalho que está sendo desempenhado por uma Comissão Executiva Municipal, formada pelas secretarias municipais de Assistência Social, Agricultura, Saúde (parceira), o CONSEA/ASA-MA, STTTR, AGERP e agentes Comunitários de Saúde na zona rural, assegurou ao município a construção de ao menos 1.500 cisternas, para armazenamento de água potável.
O benefício é por meio do programa "Água para Todos", do Governo Federal.
No momento está confirmado para Chapadinha a construção de 600 reservatórios, com completa estrutura hidráulica, que irão garantir sanidade no armazenamento de água.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) é que irá gerenciar o processo de cadastramento das 600 famílias que serão beneficiadas nessa primeira etapa.
No Maranhão o programa "Água Para Todos” será desenvolvido nos seguintes municípios: Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Chapadinha, Afonso Cunha, Urbano Santos, Apicum-Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Cururupu, Mirinzal, Cedral, Porto Rico do Maranhão, Guimarães, Central do Maranhão, Alcântara, Bequimão, Peri-Mirim, Palmeirândia, São Bento, Bacurituba, Cajapió, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Morros, Axixá, Icatú, Belágua, Barreirinhas e Paulino Neves.
O programa beneficiará famílias que se encontram em situação de pobreza extrema, inscritas no Cadastro Único (CADÚNICO), residentes na zona rural e que não dispõem de fonte de água ou de meios suficientemente adequados para armazená-la.
Os reservatórios que serão construídos são CISTERNAS DE PLACAS, um tipo de reservatório d'água cilíndrico, coberto e semienterrado, que permite a captação e o armazenamento de águas das chuvas, aproveitadas a partir do seu escoamento nos telhados das casas, através de calhas de zinco ou PVC. A cisterna de placas permite o armazenamento de água para consumo humano em reservatório protegido da evaporação e das contaminações causadas por animais e dejetos trazidos pelas enxurradas. O tamanho da cisterna varia de acordo com o número de pessoas da casa e do tamanho do telhado.
A experiência tem provado que ela pode garantir água potável para a família beber e cozinhar durante 08 meses.
O articulador da ASA, Juvenal Neres de Sousa, disse que "a conquista do programa Água para Todos trará uma nova realidade as famílias que antes penavam com a falta da água".