WebNet

WebNet

quarta-feira, 11 de julho de 2012

CHAPADINHA: CDP Recebe Viatura para Transporte de Detentos


Mais um veículo foi entregue pela Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap). Desta vez, a viatura modelo Eco Sport, placa NXP 9407, foi destinada para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Chapadinha. O diretor da unidade, Raimundo Peres, recebeu as chaves das mãos do secretário adjunto de estabelecimentos penais do órgão, João Bispo Serejo, na tarde desta terça-feira, 10.


O automóvel, que faz parte da frota de 15 carros que servirão para deslocamento de detentos do sistema carcerário maranhense, é o quarto 
veículo a ser entregue. Até o momento foram contempladas a de Bacabal, Açailândia e Timon. “Esse é o quarto carro que entregamos, o quinto irá para Davinopolis”, adiantou o assessor especial da Assessoria de Planejamento da SEJAP (Asplan/SEJAP), Roberto Costa Araújo.


O automóvel, assim com todos que serão devidamente distribuídos, servirão para que detentos sejam levados para audiências públicas, atendimentos hospitalares e, se for o caso, transferidos de um município a outro no
interior do Estado. “Com a política de regionalização vamos precisar de carros para transferir internos daqui da capital para cumprirem pena em seus municípios de origem”, complementou Serejo.


O diretor do CDP de Chapadinha falou da importância de ter recebido o veículo. De acordo com ele, o único carro disponível para o transporte de detentos estava com muitos problemas mecânicos e, com a chegada do novo veículo, todo o procedimento será agilizado. “Esse carro é de suma importância para o transporte dos internos. É um serviço essencial que será, com a nova viatura, colocado em normalidade e com agilidade”, contou Peres.


Raimundo Peres ainda disse que o serviço de transporte dos internos é realizado com freqüência naquela unidade. Ele contou que ás terças e quintas são feitos os transporte
de internos para as audiências judiciais e segundas e sextas para as unidades hospitalares. “Acredito que por dia temos um total de quatro internos que necessitam serem deslocados para algum destes fins”, pontuou.


Dos 15 carros, três serão entregues ao Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias (GEOP), uma á Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do Monte Castelo, outra será deixada na Penitenciária de Pedrinhas (PP) e, por fim, 10 serão encaminhadas a distintas casas penais nos interiores do Estado.


Os carros, que foram todos caracterizados com os logotipos da SEJAP e Governo do Estado, vieram de Camaçari na Bahia e passaram por adaptações na cidade de São Paulo. O titular da SEJAP. Sergio Tamer, destacou que o sistema prisional era muito deficitário no que diz respeito a transportes de detentos. Entretanto, os veículos vêm ajudar a reverter esse quadro. “Os internos eram transportados em veículos que não eram apropriados para este fim. A sociedade é quem ganha com isso porque melhora a segurança com o transporte”, declarou Sergio Tamer.

Fonte: SEJAP

Arquivo do blog