WebNet

WebNet

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Suzano Lança Programa Capacitar em Chapadinha

José Antonio Heluy (sec. de est. Trabalho), André Dorf (pres. Suzano) Danúbia Carneiro (prefeita) e José Germano Soeiro (Senai) 

Texto e fotos: Blog Interligado

Em solenidade que aconteceu na manhã desta quinta-feira (19) no auditório de um hotel e churrascaria do município, a empresa Suzano – Energia Renovável que pretende instalar unidades fabris para produção de Pellets em Chapadinha, lançou oficialmente o programa CAPACITAR. O CAPACITAR é um programa da empresa que em parceria com o SENAI oferece qualificação profissional nas áreas de construção Civil e montagem Industrial.

O presidente da Suzano –Energia Renovável, André Dorf, esteve presente na solenidade, abrindo os trabalhos da mesa que contou ainda com a presença do secretário do Trabalho e Economia Solidária do Estado, José Antonio Heluy, da prefeita do município, Danúbia Carneiro, do representante do SENAI, José Germano Soeiro, e demais representantes do estado e da empresa.

Dorf fez uma breve apresentação de material institucional sobre a Suzano e perspectivas de expansão, enfatizando que Chapadinha sediará a maior fábrica de Pellets do mundo.


Segundo ele, assim como aconteceu nos estados de São Paulo e Bahia, a região ganhará a médio e longo prazo com a instalação desse investimento no município.


O presidente do grupo destacou ainda que ao contrário do que dizem a Suzano não trabalha com o desmatamento, e sim reflorestamento que é a principal porta de atuação da empresa, o que garante mínimos danos ao meio ambiente.

Perguntado sobre o Capacitar, Dorf disse que isso mostra o compromisso da Suzano em valorizar e aproveitar a mão de obra local. Segundo ele, serão investidos somente nesse programa de capacitação em torno de 2 milhões de reais.


Chapadinha é a segunda cidade do Maranhão a ser beneficiada com o programa, presente até então apenas na região sul do Estado, especificamente em Imperatriz, onde em breve a empresa estará operando um grande pólo de fabricação de papel e celulose.
 

O secretário do Trabalho e Economia Solidária do Estado, José Antonio Heluy, destacou que a chegada desse programa mostra o empenho do governo estadual, município e a própria Suzano, para garantir o emprego da mão de obra local.


Heluy disse que o Maranhão está seguindo firme rumo ao progresso, e com a chegada da Suzano em Chapadinha o Baixo Parnaíba passa a ser outro grande polo industrial do Estado, como hoje ocorre na região de Bacabeira, Imperatriz e mais recentemente os mais de 40 municípios que são englobados pelo grande bolsão de gás natural encontrado em Capinzal do Norte, região central do Estado.

 
Maria Coelho (sec. mun. adjunta Educação), Zezinho Lima (sec. mun. Trabalho e Renda), André Dorf (pres. Suzano), Danúbia Carneiro (prefeita), Enir Ferreira (sec. mun. Educação) e  José Antonio Heluy (sec. de est. Trabalho) - Foto: Sousa Neto

Serão oferecidas 1060 vagas de capacitação, nos municípios de Chapadinha, Urbano Santos e São Benedito do Rio Preto, principais pontos de atuação da empresa em nossa região.

A prefeita Danúbia destacou que esse é um importante momento para Chapadinha e região, onde serão geradas inúmeras oportunidades de emprego, sem mencionar o mega investimento de 2 bilhões de reais, para implantação da unidade fabril da Suzano.


Danúbia aproveitou para agradecer o apoio dado pelo governo do Estado, para concretização desse sonho, que segundo ela era apontado por muitos como algo impossível, o apoio do deputado Magno Bacelar e da própria indústria, na pessoa de seu presidente André Dorf, que desde os primeiros diálogos esteve sempre dispersando o máximo de atenção para o audacioso projeto.



Zezinho Lima, empresário Ir. Gomes e José Antonio Heluy - Foto: Sousa Neto

Os cursos de capacitação deverão ser iniciados nesse mês de maio. A inclusão dos participantes será feita por meio de inscrição e uma prova de admissão, com temas básicos.


Poderão participar dos cursos pessoas com idade acima de 18 anos e escolaridade de nível fundamental e médio.

Arquivo do blog