O secretário de Estado chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, participou da formatura de 64 alunos dos cursos de Pedagogia e Letras da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), no município de Chapadinha. Ele foi convidado para ser paraninfo da turma e durante o evento, ocorrido na noite da última sexta-feira (13), foi homenageado com uma placa pela contribuição no âmbito das políticas públicas, dos direitos sociais e, em especial, da educação para o desenvolvimento do Maranhão.
Foto: Site MaranhãoHoje.com
Entre os presentes na solenidade o deputado estadual Magno Bacelar; a prefeita de Chapadinha, Danúbia Loyanne de Almeida Carneiro; a presidente da Câmara de Vereadores do município, Márcia Gomes; a secretária municipal de Educação, Enir Ferreira Lima; a diretora de Ensino da FAP, Raimunda Nonata Fontes Braga (Profª Noni); familiares e amigos dos formandos.
O deputado Magno Bacelar, a prefeita de Chapadinha e a diretora de Ensino da FAP aproveitaram o momento para falar sobre a importância da parceria do governo com os municípios e com a iniciativa privada para a promoção do desenvolvimento do Maranhão. Eles também ressaltaram o trabalho que vem sendo feito pelo governo no que se refere à municipalização do ensino fundamental, implantada no município na manhã de sexta-feira (13), pelo secretário Luis Fernando e pelo secretário adjunto de Educação, Almir Coelho.
A diretora da FAP observou que o processo de municipalização do ensino fundamental é de grande importância para a faculdade que tem o objetivo e a missão de formar docentes. “Quando ela forma professores, precisa estar de olho, correspondendo ao que exige o mercado de trabalho”, afirmou. Ela disse estar feliz com a presença do governo no momento de festa para a faculdade. “O secretário Luís Fernando Silva é um exemplo de gestor e temos orgulho de tê-lo como paraninfo da turma de Letras”, completou.
Os presentes festejaram com os formandos mais uma etapa da formação profissional. A graduação abre novas oportunidades na disputa por vagas no mercado de trabalho. Muitos dos formandos já atuam na área do ensino fundamental, como é o caso de Walderes da Costa, formanda de Pedagogia. Ela disse que a graduação vai possibilitar a ela oferecer aos seus alunos ensino de melhor qualidade. “Ganha o professor e ganham os alunos quando investimos mais na nossa formação”, disse.
Além dos cursos de Pedagogia e Letras, a FAP está credenciada também a oferecer o curso de Administração e cursos de pós-graduação nas áreas de gestão e docência de ensino superior, psicopedagogia e psicolinguística. Em sete anos, a faculdade contabiliza a formação de 648 alunos. Atualmente, estão matriculados na instituição mais de mil alunos.