WebNet

WebNet

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Prefeitura de Chapadinha e UFMA firmam parcerias


O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, foi recepcionado na última terça-feira (17), em Chapadinha, pela prefeita Danúbia Carneiro. O encontro se deu pela manhã na residência da gestora e serviu para a abordagem de importantes assuntos visando melhorar as condições de funcionamento do CAMPUS IV da UFMA em Chapadinha, como a implantação de transporte coletivo e de um restaurante popular, que além de servirem para a comunidade, servirão, de maneira especial, aos universitários, que vêm de várias partes do estado e até do País e, em sua maioria, encontram dificuldades para custear despesas com transporte, alimentação e casas ou apartamentos para morar.

O reitor avaliou o encontro como “construtivo, de pactuação e alianças que vão melhorar ações que beneficiarão a comunidade chapadinhense”. Salgado disse que a visita serviu para discutir parcerias construtivas em benefício da educação e do fortalecimento do Campus IV e também no atendimento às reivindicações dos alunos. “Algumas delas a prefeita já está encaminhando, como a questão do transporte. Vamos celebrar outros convênios. Aqui nasce um projeto de fortalecimento e de convicções que a prefeita tem de que a educação é importante para este município. Ela é uma grande parceira e tem, da nossa parte, enquanto reitor, todas as possibilidades de ampliarmos a universidade em muitos projetos de alcance, não só na área de educação, como na social”.

Bom momento do CCAA - Centro de Ciências Agrárias e Ambientais
O reitor destacou que o Campus de Chapadinha (CCAA - foto) vive hoje um bom momento, diferente de pouco tempo atrás, em que corria o risco de fechar, por falta de estrutura e até mesmo de alunos. “Graças a Deus, com bom planejamento, conseguimos fixar mais de 80 professores, a maioria doutores. Aliás, em toda a Universidade, onde existe a maior concentração de doutores é aqui em Chapadinha. E conseguimos, com o ENEM, preencher 100 por cento das vagas”.

Salgado lembrou ainda, que a estrutura atual do Campus de Chapadinha, conquistada em sua gestão, conta com oito prédios num investimento de mais de 20 milhões de Reais. O CCAA já se encontra em um processo final de urbanização e de conclusão de uma quadra poliesportiva coberta.

A Universidade consolidou seu projeto em Chapadinha, com seus três cursos (zootecnia, biologia e agronomia), com uma excelente produção científica. Já temos curso e pós-graduação para formar doutores em Chapadinha, num convênio com outras universidades e provavelmente, no ano que vem, estamos na expectativa de termos o primeiro curso strictu sensu mestrado em ciências animais, nos campi do continente, aqui em Chapadinha". Concluiu Salgado.

Compromisso com a UFMA
A prefeita demonstrou satisfação em receber o reitor e sua comitiva. “Estamos felizes com essa visita e nos colocamos à disposição para firmamos vários termos de cooperação técnica com a UFMA de Chapadinha”.

Danúbia elogiou a administração geral e local da UFMA. “Com a gestão do reitor Natalino Salgado e do diretor Jocélio, tivemos um avanço muito grande no Campus de Chapadinha. Reafirmo nosso compromisso colocando a prefeitura à disposição dos alunos, dos professores e da equipe do professor Natalino Salgado, para que juntos consigamos desenvolver nossa educação”, completou.

Danúbia disse ao reitor que, na semana que vem, encaminhará o projeto do transporte coletivo à Câmara Municipal e que irá estudar a respeito da implantação de um restaurante popular, por meio de parceria com o governo federal e/ou estadual, a exemplo dos que já existem em São Luis e Imperatriz, vendendo refeições a partir de R$ 1,00.

De Chapadinha, o reitor seguiu com sua comitiva para o município de São Bernardo, onde visitará o Campus daquela cidade. A prefeita também viajou. Ela foi a São Luís, com a secretária adjunta da mulher, Rita Monteiro, tratar de assuntos relativos à pasta.

Arquivo do blog