quinta-feira, 10 de março de 2011

Colégio Batista Chapadinhense Inova Com Aulas e Práticas de Xadrez

Imagem meramente ilustrativa

O Colégio Batista Chapadinhense, mostrando interesse e comprometimento com a educação em nosso município, inaugura o ensino e a prática do xadrez, por acreditar que essa atividade contribui no desenvolvimento da inteligência, do raciocínio lógico, e das emoções dos seus praticantes, oportunizando assim possibilidades de êxito pessoal, acadêmico e profissional.   


A idéia de se levar o xadrez ao colégio, reside no fato de ele ser um esporte pedagógico que pode ser aplicado a todos os campos do conhecimento, da história, à sociologia, do direito à literatura, da matemática à pedagogia, auxiliando no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares. A partir dele, é possivel estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, julgamento, planejamento, antecipação, memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, lógica matemática, raciocínio analítico e sintético. 

No que concerne à matemática, podemos afirmar que o xadrez é  um dispositivo eficaz para a aprendizagem da aritmética (noções de troca, valor comparado das peças, controle de casas, enquanto exemplos de operações numéricas elementares), da álgebra (cálculo do índice de desempenho dos jogadores, que é assimilável a um sistema de equações com "n" incógnitas) e da geometria (o movimento das peças é uma introdução às noções de verticalidade, de horizontalidade, a representação do tabuleiro é estabelecida como um sistema cartesiano).

As aplicações xadrez-matemática são bastante vastas e não são necessariamente de nível elementar, já que elas podem concernir:  a análise combinatória e o cálculo de probabilidades; a estatística; a informática. Diversos problemas de natureza combinatória e topológica ligados ao enxadrismo são conhecidos e foram estudados nas últimas centenas de anos. Em 1913, Ernst Zermelo utilizou estes estudos como a base de sua Teoria dos Jogos Estratégicos, que é considerada como uma das predecessoras da Teoria dos Jogos. 

Estima-se que o número de posições legais de peças sobre o tabuleiro de xadrez está situado entre as potências de 1043 e 1050 com uma árvore de complexidade de aproximadamente 10123. A árvore de complexidade do xadrez foi determinada pela primeira vez pelo matemático norte-americano Claude Shannon, uma grandeza hoje conhecida como o Número de Shannon. É possível se ter uma idéia aproximada do escopo deste número sabendo-se que, como comparação, o número de átomos no Universo é estimado em 1079, ou seja, o número de lances possíveis excede em muito o número de átomos presentes no universo conhecido. Outros cálculos indicam que há 170 setilhões (1,7 × 1025) de maneiras de se fazer os dez primeiros movimentos numa partida de xadrez. 


O jogo do xadrez foi recentemente (1999) reconhecido pelo Comitê  Olímpico Internacional (COI) como modalidade esportiva e para isto foi necessários pesquisas e teste para comprovar que num torneio de XADREZ RELÂMPAGO uma pessoa poderia chegar a batimentos cardíacos igual à de um corredor. Então podemos dizer que o xadrez desenvolve não só o cognitivo, mas também o motor, ajudando também consideravelmente crianças na sua coordenação motora óculo-manual.

Estudos já comprovaram que o jogo é uma atividade que exercita e desenvolve a concentração, o raciocínio lógico-matemático, a visão espacial, além de trabalhar com a imaginação, a atenção, o estímulo da memória, a projeção do presente e do futuro, a recordação, a percepção, o planejamento, e o pensamento de todas as atitudes feitas na partida.

      As Características do Xadrez e Suas Implicações Educativas 
      
Caracteristicas do xadrez Implicaçõesnos aspectos educacionais e de formação do caráter
Concentração Desenvolvimento do autocontrle psico-físico
Fornecer um número de movimentos num determinado tempo Avaliação da hierarquia do problema e a locação do tempo disponível
Movimentar peças após exaustiva análise de lances seguintes Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo
Encontrado um lance, a procura de outro melhor Empenho no progresso contínuo
Direcionar a uma conclusão brilhante uma posição aparentemente sem possibilidades (combinação) Criatividade e imaginação
O resultado indica quem tinha o melhor plano Respeito à opinião do interlocutor
Entre várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia
Um movimento deve ser consequencia lógica do anterior devendo apresentar o seguinte Capacidade para o pensamento e execução lógicos, auto-consciência e fluidez de raciocínio


Esse projeto busca estimular a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe, além de proporcionar prazer em seu estudo e prática sendo mais uma iniciativa que visa incentivar os alunos a buscarem melhor aprendizado contribuindo com inovações necessárias para a qualificação da educação em nossa escola.  

Este projeto, iniciativa do Colégio Batista Chapadinhense está aberto a todos que queiram aprender este surpreendente jogo milenar.

- Maiores informações pelo telefone: 8205-8871 ou pelo e-mail: giuocopiano42@hotmail.com, 

- Matricula e mensalidades R$ 15,00 (quinze reais)
........................................................................................ 

Colaboração: Dr. Anaximandro Silva Cavalcanti - Psicólogo

Arquivo do blog