Imagem meramente ilustrativa
O Colégio Batista Chapadinhense, mostrando interesse e comprometimento com a educação em nosso município, inaugura o ensino e a prática do xadrez, por acreditar que essa atividade contribui no desenvolvimento da inteligência, do raciocínio lógico, e das emoções dos seus praticantes, oportunizando assim possibilidades de êxito pessoal, acadêmico e profissional.
A idéia de se levar o xadrez ao colégio, reside no fato de ele ser um esporte pedagógico que pode ser aplicado a todos os campos do conhecimento, da história, à sociologia, do direito à literatura, da matemática à pedagogia, auxiliando no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares. A partir dele, é possivel estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, julgamento, planejamento, antecipação, memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, lógica matemática, raciocínio analítico e sintético.
No que concerne à matemática, podemos afirmar que o xadrez é um dispositivo eficaz para a aprendizagem da aritmética (noções de troca, valor comparado das peças, controle de casas, enquanto exemplos de operações numéricas elementares), da álgebra (cálculo do índice de desempenho dos jogadores, que é assimilável a um sistema de equações com "n" incógnitas) e da geometria (o movimento das peças é uma introdução às noções de verticalidade, de horizontalidade, a representação do tabuleiro é estabelecida como um sistema cartesiano).
As aplicações xadrez-matemática são bastante vastas e não são necessariamente de nível elementar, já que elas podem concernir: a análise combinatória e o cálculo de probabilidades; a estatística; a informática. Diversos problemas de natureza combinatória e topológica ligados ao enxadrismo são conhecidos e foram estudados nas últimas centenas de anos. Em 1913, Ernst Zermelo utilizou estes estudos como a base de sua Teoria dos Jogos Estratégicos, que é considerada como uma das predecessoras da Teoria dos Jogos.
Estima-se que o número de posições legais de peças sobre o tabuleiro de xadrez está situado entre as potências de 1043 e 1050 com uma árvore de complexidade de aproximadamente 10123. A árvore de complexidade do xadrez foi determinada pela primeira vez pelo matemático norte-americano Claude Shannon, uma grandeza hoje conhecida como o Número de Shannon. É possível se ter uma idéia aproximada do escopo deste número sabendo-se que, como comparação, o número de átomos no Universo é estimado em 1079, ou seja, o número de lances possíveis excede em muito o número de átomos presentes no universo conhecido. Outros cálculos indicam que há 170 setilhões (1,7 × 1025) de maneiras de se fazer os dez primeiros movimentos numa partida de xadrez.
O jogo do xadrez foi recentemente (1999) reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como modalidade esportiva e para isto foi necessários pesquisas e teste para comprovar que num torneio de XADREZ RELÂMPAGO uma pessoa poderia chegar a batimentos cardíacos igual à de um corredor. Então podemos dizer que o xadrez desenvolve não só o cognitivo, mas também o motor, ajudando também consideravelmente crianças na sua coordenação motora óculo-manual.
Estudos já comprovaram que o jogo é uma atividade que exercita e desenvolve a concentração, o raciocínio lógico-matemático, a visão espacial, além de trabalhar com a imaginação, a atenção, o estímulo da memória, a projeção do presente e do futuro, a recordação, a percepção, o planejamento, e o pensamento de todas as atitudes feitas na partida.
As Características do Xadrez e Suas Implicações Educativas
Caracteristicas do xadrez | Implicaçõesnos aspectos educacionais e de formação do caráter |
Concentração | Desenvolvimento do autocontrle psico-físico |
Fornecer um número de movimentos num determinado tempo | Avaliação da hierarquia do problema e a locação do tempo disponível |
Movimentar peças após exaustiva análise de lances seguintes | Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo |
Encontrado um lance, a procura de outro melhor | Empenho no progresso contínuo |
Direcionar a uma conclusão brilhante uma posição aparentemente sem possibilidades (combinação) | Criatividade e imaginação |
O resultado indica quem tinha o melhor plano | Respeito à opinião do interlocutor |
Entre várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa | Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia |
Um movimento deve ser consequencia lógica do anterior devendo apresentar o seguinte | Capacidade para o pensamento e execução lógicos, auto-consciência e fluidez de raciocínio |
Esse projeto busca estimular a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe, além de proporcionar prazer em seu estudo e prática sendo mais uma iniciativa que visa incentivar os alunos a buscarem melhor aprendizado contribuindo com inovações necessárias para a qualificação da educação em nossa escola.
Este projeto, iniciativa do Colégio Batista Chapadinhense está aberto a todos que queiram aprender este surpreendente jogo milenar.
- Matricula e mensalidades R$ 15,00 (quinze reais)
........................................................................................
Colaboração: Dr. Anaximandro Silva Cavalcanti - Psicólogo