WebNet

WebNet

domingo, 7 de novembro de 2010

Quem é Quem nas Eleições 2012

Blog do Alexandre
Nem bem findava a disputa política deste ano e já começava o burburinho com relação às eleições municipais de 2012. 

Com base nos números e lances do pleito deste ano traçamos um perfil de cada possível candidato e analisamos as chances de cada um, sem ponderações quanto a quem seja melhor ou pior para conduzir o destino da cidade mais importante do Baixo Parnaíba. 

Chamo atenção que alguns nomes pertencem ao mesmo grupo, mas como se sabe, cada ala política tem sua batalha interna pela indicação e há ainda possibilidade de rachas no calor das disputas intestinas. 

Vamos aos nomes.

Isamara Meneses – Filha do ex-prefeito Isaías, ocupou cargos nos governos de Jackson Lago e Roseana e foi candidata a deputado mais votada em Chapadinha. Demonstrou capacidade de obter votos entre os seguidores do pai, articulada e ativa. É hoje favorita na disputa. 

Belezinha – Empresária de sucesso impressionante, teve participação ativa nas últimas eleições, chegando a ser acusada de extrapolar os limites legais. Acredita num improvável apoio de Isaías e é cortejada pela terceira via. Se conseguir melhorar discurso e demonstrar sabedoria política – que convenhamos é diferente da empresarial – pode chagar lá. 

Danúbia – Filha de tradicional família política, ex-vereadora e ex-secretária e atual prefeita com direito a reeleição. Por motivos justos ou preconceituosos tem hoje avaliação muito ruim. Mas, tem poder nas mãos e fazendo ajustes necessários pode voltar a ser competitiva. 

*Gomes – Empresário, liderança evangélica e militante político que tem se mostrado corajoso e coerente com uma linha independente entre os grupos de Magno e Isaías é sempre um nome a ser lembrado. 

Eric Marinho – Advogado, superintendente jurídico da poderosa Secretaria de Educação do Estado e aliado de Ricardo Murad. Eric tem demonstrado interesse em entrar na disputa, articula-se com o PT, como a Belezinha cultiva esperança de receber apoio de Isaías. Para assumir o papel de líder perdeu oportunidade de apoiar um candidato a deputado, discursar e criticar pessoalmente os adversário Magno e Danúbia. Deixando de fazê-lo, perdeu fôlego. Mas ainda pode reverter o quadro. 

Vagner Pessoa – Empresário e ex-deputado por duas vezes, cunhado de Isaías por quem se sente traído e debita sua derrota em 2010, por isso declara que não apóia candidatos ligados ao ex-prefeito Isaías. Teve votação significativa este ano, que pode definir futura eleição. Se não for candidato é nome importante para alianças e articulações. 

Magno Bacelar – Médico, ex-prefeito e ex-deputado. Líder, até agora, inconteste de um dos dois maiores grupos locais. Apesar de uma eleição difícil, com campanha pesada de adversários sustentando sua inelegibilidade, erros de gerenciamento da campanha e sua ausência de Chapadinha, obteve, superando todos as expectativas, mais de 9 mil votos no município. Absorve parte do desgaste da administração, mas se fizer prevalecer sua liderança dentro do grupo e seu inato arrojo demonstrado em pelejas até mais difíceis, é outro favorito.

Sempre Lembrados – Incluo entre os possíveis “prefeituráveis” os nomes de Raimundo Marques, Talvane Hortegal e Levi Pontes. Um pela respeitabilidade que supera os limites de Chapadinha, Raimundo Marques, e os outros dois pela tradição política e seguidas participações não podem ser descartados.

*Não encontramos foto.

Arquivo do blog