WebNet

WebNet

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Projeto Amplia e Melhora a Qualidade e a Produção de Farinha Ajudando no Desenvolvimento da Vila União

O Povoado Ladeira, distante 07 quilômetros da sede do município de Chapadinha, tem uma população aproximada de 104 habitantes. O acesso ao povoado é feito em 20 minutos por uma estrada de piçarra em boas condições de trafego. Ao chegar, o visitante, conta com boa infra-estrutura como: água potável (poço artesiano), energia elétrica, escola e uma Casa Familiar Rural.

Após muitos anos de persistência a comunidade conseguiu realizar o sonho de ter sua associação a Associação de Moradores da Vila União- Povoado Ladeira/Chapadinha-MA.

Pesquisadores conferindo o estágio
inicial de produção
A Associação de Moradores da Vila União - Povoado Ladeira, conta atualmente com 37 sócios e 21 famílias que através de sua forte integração e apoio dos parceiros comprou 131 hectares onde uma parte para fazer plantio de mandioca, cultura predominante na região.

A associação espera colher em 2010 o equivalente a 20 hectares. Todo este plantio conta com sementes (manivas) da própria comunidade (nativa) e com variedades de sementes doadas e com técnicas de plantio orientadas pela EMBRAPA Cruz das Almas (BA) e EMBRAPA Meio Norte (PI).

Atualmente a comunidade conta com apoio técnico de várias instituições como: SEBRAE, EMBRAPA, Governo do Estado, CFR (Casa Familiar Rural), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, BNB, e Prefeitura.

Mandioca descascada e inatura
Através do Projeto de Mandiocultura estruturado em 2004, com a comunidade, o SEBRAE e os parceiros supra citados, os associados da Vila União receberam varias capacitações, consultorias, dias de campo e já participaram de varias missões técnicas(eventos).

A economia da comunidade basea-se na agricultura e na indústria da farinha de mandioca, por este motivo desde a estruturação do projeto esses produtores vem recebendo acompanhamento técnico para garantir a continuidade das atividades na casa de farinha, aumento da renda familiar proporcionando melhorias materiais e qualidade de vida dos associados.
 
Comerciantes locais atestando a qualidade dos produtos

Na foto alguns produtos derivados da mandioca
PRINCIPAIS PRODUTOS DERIVADOS DA MANDIOCA PRODUZIDOS SÃO:

• Farinha Amarela/Puba

• Farinha Branca/Seca

• Goma/Fécula

• Tapioca/Grolado

• Casca da Mandioca

Texto gentilmente cedido (via e-mail) por Juvenal Neres de Sousa

Arquivo do blog