WebNet

WebNet

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Realizado o 1º Fórum Comunitário Pró-Selo UNICEF Edição 2009-2012 em Chapadinha

Articuladores de Chapadinha com a coordenadora do Unicef/MA, Eliane Almeida

Texto e Fotos: Sousa Neto - Foi realizado na manhã desta terça-feira (21), no auditório do Fórum da Comarca de Chapadinha, o 1º Fórum Comunitário Pró-Selo Unicef, que tem como objetivo, apresentar diagnóstico municipal da situação da criança e do adolescente, validando-o e agregando contribuição dos participantes do fórum, bem como, reunir informações sobre ações, programas e políticas que podem contribuir para a melhoria da situação da infância e da adolescência no municipio.

O motivo principal deste fórum é a intenção de nossa cidade em conseguir o Selo UNICEF para o município, o fórum foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Segundo o Presidente do Conselho, Jânio Ayres, várias conquistas podem ser alcançadas através do Selo. “Teremos que dar mais apoio a Projetos que desenvolvem ações voltadas para criança e o adolescente, como por exemplo, o Projeto Vida que é desenvolvido pela Sociedade Esportiva Real Brasil ”, relatou Jânio.

Segundo a secretária municipal de educação, Profª Enir Ferreira Lima (foto), Articuladora do Selo UNICEF as ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes deve ser constantes em todas as áreas do município. “No Selo a participação de toda a sociedade e de todos os órgãos e entidades que desenvolvem ações voltadas à valorização da criança são fundamentais”, disse Enir.

As condições para continuar participando do Selo: Manter o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em funcionamento; Realizar todos os fóruns comunitários; Realizar os temas 1 e 2 de participação Social e Responder e enviar, no prazo, os formulários da avaliação da gestão. Os organizadores do evento ficaram satisfeito com a participação de vários segmentos e avaliaram como proveitoso o momento.

O Selo UNICEF valoriza o esforço para alcançar melhores resultados nos município. Cada município será comparado com outros de seu próprio estado e que vivem realidades semelhantes, a partir dos subgrupos definidos pelo UNICEF.

A edição do Selo UNICEF 2009/2012 - Município Aprovado em Chapadinha tem mobilizado a comunidade em busca de desenvolver ações de valorização da criança e do adolescente que levem o município a ganhar o reconhecimento.
Desde o dia 11 de fevereiro do corrente ano, quando aconteceu a apresentação da proposta do Selo no auditório do Fórum de Chapadinha a comissão Pró-Selo tem se reunido constantemente no intuito de desenvolver ações que possam melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes em nosso município.

No dia 18 de maio do corrente ano, dia onde ficou instituído pela Lei Federal Nº 9970/00 o Dia Internacional de luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual foi realizado junto a entidades como o Conselho Tutelar uma série de atividades que visam mostra a importância da criança e do adolescente na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

O 2º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF - Preparando o Fórum Comunitário (foto), em Chapadinha, foi realizado nos dias 15 e 16 de julho do corrente ano, no Auditório do Chapadinhense Hotel.

Durante o evento, foi discutido a importância
Linha de Base distribuída aos municípios, bem como apresentado a metodologia de realização do Primeiro Fórum Comunitário, incluindo a elaboração do Diagnóstico Participativo e do Plano Municipal de Ação - etapa essencial para a conquista do Selo UNICEF.

Presentes, a
coordenadora do Unicef/MA, Eliane Almeida, a secretária municipal de Educação de Chapadinha, Profª Enir Ferreira Lima, Dr. Douglas Assunção Nojosa (Ministério Público) e Profº Jânio Ayres (CMDCA).

Ainda, na plenária, representantes de 18 municípios além de Chapadinha: Anapurus, Mata Roma, Buriti Bravo, Duque Bacelar, Milagres do Maranhão, Magalhães de Almeida, Água Doce do Maranhão, Santana do Maranhão, Afonso Cunha, Timom, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Nina Rodrigues, Vargem Grande, Timbiras, Matões, Parnarama e Humbertro de Campos.

Arquivo do blog