WebNet

WebNet

sexta-feira, 26 de março de 2010

Chapadinha terá Pólo Tecnológico

Será lançada neste sábado (27), a Pedra Fundamental do Pólo Tecnológico de Chapadinha. A solenidade acontecerá a partir das 10h, no Aldeota Clube e contará com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico, Waldir Maranhão (foto).

A construção e ampliação dos pólos em municípios maranhenses será possível graças ao convênio firmado entre a Sectec e o Ministério da Educação, por meio do Programa Brasil Profissionalizado. Implementar políticas de educação profissional e tecnológica nos níveis federal, estadual e municipal, integradas à educação de jovens e adultos em todos os sistemas de ensino, nas modalidades presencial e à distância, é o objetivo central do Programa.

Conforme a programação, além de Chapadinha, também serão contemplados com centros de capacitação tecnológica os municípios de Balsas, Porto Franco, Rosário, Axixá, Bacabal, Coroatá, Pindaré-Mirim, Santa Luzia e São José de Ribamar, cujos projetos foram aprovados no ano passado.

O governo do estado, de acordo com o convênio firmado, ficará responsável pela manutenção das escolas, contratação de professores, democratização da gestão escolar, adequação dos cursos ao Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos e implantação do Plano Estágio em todas as escolas.

Entenda o Programa Brasil Profissionalizado
- Incentivados a retomar o ensino profissional, Estados e Municípios receberão assistência financeira e técnica (obras, gestão, formação de professores) para oferecer, em contrapartida, novas matrículas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em sua rede de educação pública de forma inteiramente gratuita, com qualidade e eficiência;

- O aluno, além de receber formação para ter acesso ao emprego, deve ter bagagem suficiente para uma gestão autônoma e empreendedora, não só sobre os bens econômicos externos, como também no âmbito familiar e em sua vida pessoal.

Municípios com pólos tecnológicos atualmente
São Luís (dois pólos), Carolina, Porto Franco, Imperatriz, Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Zé Doca, Santa Inês, Bacabal, Presidente Dutra, Pinheiro, Pedreiras, Codó, Caxias, Timon e Brejo.

Arquivo do blog