Foram realizadas esta semana em Chapadinha as oficinas do Projeto Cuidando do Futuro, através de uma parceria do Governo do Estado do Maranhão com a Prefeitura Municipal de Chapadinha, tendo como principal objetivo combater a mortalidade infantil, através da capacitação de agentes sociais.
As oficinas do Projeto Cuidando do Futuro estarão sendo realizadas em Chapadinha durante quatro dias de cada mês, tendo em vista a prioridade estabelecida pelo município em diminuir os índices de mortalidade infantil. As oficinas formam por etapa duas turmas, e os participantes poderão atuar como “cuidadores solidários”.
O público-alvo da ação são os profissionais de saúde que integram as equipes de Saúde da Família, com destaque para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), além das parteiras leigas e representantes da comunidade. Ainda segundo o projeto, serão capacitados mais de quatro mil profissionais em todo o Maranhão até o final deste ano.
A situação da mortalidade infantil no estado ainda é muito preocupante. Embora tenha havido melhorias nos últimos anos, o Maranhão continua com uma taxa de 35,18%, índice maior que a média registrada no país, que é de 22,58%. Entre 2000 e 2007, morreram 220.919 crianças no Nordeste e Amazônia Legal, quase 50% do total de óbitos do Brasil.
Sendo assim pretende-se com essa ação montar uma rede social que garanta o direito dessas crianças de nascer e continuarem vivas. É trágica a realidade de que aproximadamente 70% das mortes de recém-nascidos e 90% das mortes maternas ocorram por causas evitáveis. A maior parte desses óbitos concentra-se no primeiro mês de vida, o que evidencia a importância dos fatores ligados à gestação, ao parto e ao pós-parto.
Por: Jhonny Gomes/ASCOM
Por: Jhonny Gomes/ASCOM