WebNet

WebNet

sexta-feira, 12 de março de 2010

Chapadinha sedia oficinas do Projeto Cuidando do Futuro

Foram realizadas esta semana em Chapadinha as oficinas do Projeto Cuidando do Futuro, através de uma parceria do Governo do Estado do Maranhão com a Prefeitura Municipal de Chapadinha, tendo como principal objetivo combater a mortalidade infantil, através da capacitação de agentes sociais.

As oficinas do Projeto Cuidando do Futuro estarão sendo realizadas em Chapadinha durante quatro dias de cada mês, tendo em vista a prioridade estabelecida pelo município em diminuir os índices de mortalidade infantil. As oficinas formam por etapa duas turmas, e os participantes poderão atuar como “cuidadores solidários”.

O público-alvo da ação são os profissionais de saúde que integram as equipes de Saúde da Família, com destaque para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), além das parteiras leigas e representantes da comunidade. Ainda segundo o projeto, serão capacitados mais de quatro mil profissionais em todo o Maranhão até o final deste ano.

A situação da mortalidade infantil no estado ainda é muito preocupante. Embora tenha havido melhorias nos últimos anos, o Maranhão continua com uma taxa de 35,18%, índice maior que a média registrada no país, que é de 22,58%. Entre 2000 e 2007, morreram 220.919 crianças no Nordeste e Amazônia Legal, quase 50% do total de óbitos do Brasil.

Sendo assim pretende-se com essa ação montar uma rede social que garanta o direito dessas crianças de nascer e continuarem vivas. É trágica a realidade de que aproximadamente 70% das mortes de recém-nascidos e 90% das mortes maternas ocorram por causas evitáveis. A maior parte desses óbitos concentra-se no primeiro mês de vida, o que evidencia a importância dos fatores ligados à gestação, ao parto e ao pós-parto.
Por: Jhonny Gomes/ASCOM

Arquivo do blog