WebNet

WebNet

domingo, 4 de julho de 2021

CHAPADINHA | Covid-19: Demora em Buscar Tratamento Médico é uma das Principais Causas de Mortes

A demora (na pocura por unidade de Saúde) dificulta
a reversão do quadro e pode resultar em óbito

Chapadinha (MA) - Domingo, 04.Julho.2021


Profissionais da saúde que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Chapadinha informaram ao blog que uma das principais causas de morte por Covid-19 na cidade é a demora na busca por tratamento médico.

Segundo eles, pessoas acometidas pela doença têm procurado a UPA após uma semana de sintomas ou mais, com os pulmões já bastante comprometidos, o que dificulta a reversão do quadro e pode resultar em óbito.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com um publicitário de 40 anos vitimado pela doença em maio, que sentiu os primeiros sintomas enquanto trabalhava em outra cidade e não buscou atendimento médico local. Ao retornar para Chapadinha, também não se dirigiu à UPA de imediato, mas apenas quando os sintomas se tornaram mais fortes. Infelizmente a doença já havia avançado demais e não pôde ser vencida.

Contato/zap: (98) 99139-0804

O principal motivo da demora em procurar atendimento, segundo relatos dos próprios pacientes, seria o medo de serem intubados e virem a falecer em decorrência do procedimento.

Em razão disso, o blog reitera o que já foi explicado "n" vezes pelos profissionais da saúde: a intubação só é utilizada como última alternativa para salvar a vida do paciente. E quanto mais rápido a pessoa procurar tratamento médico, mais difícil a possibilidade de ela vir a necessitar desse último recurso.

Por ser uma doença nova, ainda não há remédio específico e acessível para a covid-19, porém os médicos estão preparados (até porque estudaram para isso) e, caso necessário, podem fazer uso de outros medicamentos disponíveis, de acordo com o perfil do paciente, os sintomas apresentados, etc. A técnica, conhecida como "off label", é segura e utilizada no mundo inteiro, inclusive em países onde o sistema de saúde é muito elogiado pela imprensa, como Cuba.

Vale ressaltar também que a automedicação não é recomendada, portanto buscar tratamento médico imediato continua sendo o melhor remédio contra a Covid-19.


Publicidade


Arquivo do blog