WebNet

WebNet

segunda-feira, 29 de março de 2021

CHAPADINHA 83 ANOS! Homenagem da Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Uma homenagem da Secretaria Municipal de Educação - SEMED,
à cidade de Chapadinha pelos seus 83 Anos de Emancipação Política.

Chapadinha (MA) - Segunda-Feira, 29.Março.2021

A profa. Nara Macedo e toda a sua equipe - que vem desenvolvendo um excelente trabalho frente a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, externa aqui os mais sinceros votos de mais progresso e desenvolvimento para o nosso querido município de CHAPADINHA, que neste dia 29 de Março completa seus 83 Anos de emancipação política.

Nos servimos desse momento comemorativo para destacar algumas das ações já desenvolvida pela referida secretaria nesses primeiros meses de gestão do governo Belezinha.

Reunião Técnica com Profissionais de
Sobral/CE – por meio da Empresa Loghus

- No dia 12 de Janeiro, foi realizada uma Reunião Técnica com Profissionais de Sobral/CE – por meio da Empresa Loghus, que apresentaram proposta de Semana Pedagógica à prefeita Belezinha, secretária municipal de Educação, Nara Macêdo e equipe de educadores do município.

Dia 27 de Janeiro – Aconteceu uma
reunião com Diretores das escolas

- Ocorreu o Encontro de Formação de Supervisores do Campo;

- Dia 27 de Janeiro – Ocorreu a elaboração e divulgação do Plano de Ação da SEMED para 2021;



campanhas do BUSCA ATIVA/2021 – Fora da Escola Não Pode

- Em Janeiro e Fevereiro foram realizadas campanhas do BUSCA ATIVA/2021 – Fora da Escola Não Pode, na sede e no campo.

Encerramento do Ano Letivo de 2020

- Encerramento do Ano Letivo de 2020 – Foi criada uma Comissão de Elaboração, Reprodução e Distribuição das Atividades Curriculares Não Presenciais, realizando assim um Roteiro de Estudos, com Componentes Curriculares (Disciplinas), Habilidades e Atividades Avaliativas, concluindo assim o 4º Período (7ª Etapa), no período de 1º a 27 de Fevereiro/2020.


Secretaria de Educação realizou reunião para orientações e entrega de materiais aos diretores de escolas da zona rural, para conclusão do ano letivo de 2020.

- De 24 a 26 de fevereiro aconteceu a Oficina de Elaboração de Atividades Curriculares Não Presenciais.

- De 23 a 25 de Fevereiro, foram realizadas Reuniões
com Profissionais de Educação, Apoio e
Serviço Escolar
, em 16 escolas polos (sede).

- Planejamento - Ocorreu de 5 a 8/março; e de 9 a 12/Março, houve a Elaboração, Preparação e Produção de material pedagógico e atividades curriculares não presenciais.

- De 15 a 31 de Março, está sendo realizada a Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem dos Alunos do Campo e da Cidade.

Programa Pró-FAP Chapadinha Meia Bolsa Universitária

- Programa Pró-FAP Chapadinha Meia Bolsa Universitária - A prefeitura, através da SEMED firmou parceria com a Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), pela qual foram oferecidas Meia Bolsa de Estudos – por meio do programa Pró-FAP Chapadinha. Foram 1.000 bolsas estudantis que garantem ao aluno pagar metade da mensalidade do curso escolhido.

A secretária de educação, Nara Macêdo declarou que a parceria entre a Prefeitura de Chapadinha e a Faculdade do Baixo Parnaíba tem a responsabilidade de expandir e proporcionar melhora no ensino do município.

Lindomar Torres, engenheiro e principal mediador da parceria firmada pela Prefeita Belezinha com a FAP, aponta 3 principais objetivos do programa de Meia Bolsa:

1 - Melhorar os índices educacionais do município;

2 - Diminuir a desigualdade social;

3 - Preparar os estudantes para o mercado de trabalho.

A Prefeita Belezinha destaca que o esforço alavancado na busca de mais sabedoria não é em vão e garante não medir esforços para colaborar com mais qualificação e, consequentemente, melhoria nos serviços oferecidos pelos futuros profissionais.

Visita técnica da Semed à Vargem Grande/MA

- A equipe da SEMED esteve na cidade de Vargem Grande/MA, em uma visita técnica para compartilhamento de boas práticas da gestão educacional.

Criação de 05 polos de ensino médio, para
escolas do campo

- Numa parceria da Prefeitura – por meio da SEMED, e a Unidade Regional de Educação (URE), serão criados cinco (05) polos de ensino médio, para escolas do campo.


A secretária municipal de Educação, Nara Macêdo reuniu gestores educacionais no dia 04 de março/2021, para discutir objetivos e metas para abertura das escolas de nível médio na zona rural de Chapadinha.

Uma parceria entre município e estado, com o objetivo de implantar, aprimorar e adequar o ensino com a realidade rural em que muitos alunos vivenciam.


Esteve presente neste encontro, a gestora educacional do Centro Educacional Dr. Otávio Vieira Passos, Professora Romênia, pontuando e indicando os direcionamentos para realizar os cronograma de ações assim que for concretizada a abertura das escolas.

- Criação do Projeto ‘A Escola Tá On’ (Plataforma online)


- Foram adquiridos novos computadores e máquinas de xerox para a SEMED; 

Aquisição de novos computadores e máquinas de xerox


Aprovação das matrizes Curriculares para Ensino Infantil
e Fundamental, em consonância com a BNCC

- A SEMED ressalta a Aprovação das matrizes Curriculares para Ensino Infantil e Fundamental, em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular - que é um documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio no Brasil) - (Wikipédia).


Publicidade


Arquivo do blog