WebNet

WebNet

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

SÃO BERNARDO | Alunas do Câmpus Destacam Pesquisas na UFMA em Aprovação em Mestrado

Resultado de imagem para campus ufma são bernardo ma
Câmpus da UFMA em São Bernardo


As alunas Isanara Sampaio e Maria de Fátima Vieira, alunas recém-egressas do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Câmpus da UFMA em São Bernardo, foram aprovadas no mestrado do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG), com a linha de pesquisa voltada para as “Ideias, Saberes e Escritas da (e na) História”.

Com o tema da monografia voltado para a história e a filosofia como forma de discutir as relações entre as disciplinas tendo como base o livro “Segunda Consideração Intempestiva” de Friedrich Nietzsche (na qual aborda o valor da história enquanto um conhecimento a favor da vida), Maria de Fátima fala de suas perspectivas para o mestrado cujo início é no próximo semestre.

Pretendo continuar buscando as contribuições de Nietzsche para produção historiográfica, agora trabalhando com o conceito de Memória, mas não com um livro específico: usarei mais obras do autor e sem perder o foco histórico, porque uso a filosofia buscando suas contribuições para História”, afirmou.

Grupos de pesquisa: peça fundamental

No processo, que teve início ainda na graduação e resultou na aprovação das alunas, um ponto específico merece destaque: a participação de ambas em grupos de pesquisas desenvolvidos na Universidade. Integrante do “Histor: cultura e epistemologia”, por um pouco mais de dois anos sob a orientação da professora Alina Silva Sousa, Maria de Fátima afirma que o grupo a ajudou a alinhar os seus interesses com os da pesquisa do mestrado.

O grupo que participei tem foco bem parecido com a escolha da nossa linha de pesquisa, envolvendo problemas relacionados ao ofício histórico e buscando relações com a filosofia e a epistemologia. Algumas das referências pedidas na seleção do mestrado já haviam sido discutidas no grupo. Então, foi algo que me ajudou bastante e teve grande impacto na minha formação”, pontuou.

Para Isanara Sampaio, também integrante do Histor, o grupo de pesquisa é responsável por gerar um leque de novas perspectivas e autores que contribuíram diretamente para a aprovação, por incentivar a pesquisa e a leitura de obras essenciais aos processos seletivos dos programas de pós-graduação.

O Grupo de estudos/pesquisa à qual participei foi a peça chave para a minha aprovação. A Universidade já abre muitas portas para pesquisa, porém é o grupo de estudos que te capacita e que abre os horizontes para o mestrado. No meu caso em especial, as leituras provindas do grupo de pesquisa foram um diferencial para a aprovação na prova discursiva e na elaboração do projeto”, destacou.

Pesquisa estendida para o mestrado

Com a monografia voltada para o campo da teoria da história, cujo tema é “A narrativa histórica em Paul Ricoeur: apoio filosófico aos novos tempos historiográficos”, Isanara deseja estender a pesquisa do trabalho de conclusão de curso para o mestrado a fim de focar na problemática na representação da escrita da história na pós-modernidade, buscando aproximação com a filosofia, especificamente, com o filósofo Paul Ricoeur.

Minha expectativa para o mestrado, primeiramente, é adquirir conhecimento e experiência e também fortalecer minha base de estudos e pesquisa no campo da Teoria da História, que é algo que particularmente eu me identifico e acho fundamental para se pensar a legitimação da História como saber específico”, reiterou.

Atualmente funcionam os seguintes Grupos de Pesquisa no Câmpus da UFMA em São Bernardo: Histor: cultura e epistemologia; NEO-BIO: Ontologia, corpo e biopolítica; Citadinos: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre as Cidades; Episteme; Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política; Patrimônio, Memória e Historicidade; Gepemadec: Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura e Estudos de Gênero e Educação Chita/Gitã.


publicidade


Arquivo do blog