WebNet

WebNet

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Corregedor-Geral Visita Comarca de Brejo


A comarca de Brejo (315 quilômetros de São Luís) recebeu visita estratégica da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) nestas quarta-feira (3) e quinta-feira (5), com a presença de equipe de servidores, coordenada pelo juiz Raimundo Bogéa, e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva.

A comarca de Brejo (315 quilômetros de São Luís) recebeu visita estratégica da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) nestas quarta-feira (3) e quinta-feira (5), com a presença de equipe de servidores, coordenada pelo juiz Raimundo Bogéa, e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva. A visita teve o objetivo de avaliar o funcionamento da comarca, após levantamento de dados relativos ao acervo e tramitação processual, objetivando identificar as principais dificuldades e buscar medidas de melhoria.

Os servidores foram orientados sobre o planejamento de ações de aprimoramento das rotinas diárias executadas, com o fim de gerar reflexos na qualidade dos serviços prestados a advogados e jurisdicionados da comarca.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, conversou com os servidores e com o juiz titular Edmilson da Costa Lima, que levantaram a necessidade de lotação de mais servidores; realização de treinamentos e pediram apoio para instalação da 2ª Vara – já criada por lei.

O magistrado titular apresentou relatório da Correição realizada na unidade, pontuando ações para melhor desenvolvimento das atividades na unidade judicial e ressaltando a grande demanda de processos. O juiz informou a atuação para priorizar a instrução de processos criminais e realização de sessões do Tribunal do Júri.

Na visita, foi constatada uma racionalização e padronização das rotinas de trabalho na secretaria, com a proposta de novas metodologias, rotinas e fluxos processuais para um melhor resultado e aumento da produtividade.

A equipe da CGJ também propôs a adoção de práticas que possibilitem um melhor acompanhamento dos prazos processuais, proporcionando melhor fluidez no desenvolvimento do trâmite processual e diminuindo as demandas represadas; assim como a observação da Recomendação 02/2018 da CGJ, que dispõe sobre a utilização das plataformas digitais.

De entrância intermediária, a comarca de Brejo pertence ao polo judicial de Chapadinha, com uma unidade criada e ainda não instalada. O Fórum de Brejo já possui estrutura para duas Varas, além de um Salão do Júri e Sala da OAB.

A comarca também atende à população do município de Anapurus (termo judiciário), registrando atualmente um acervo ativo de 6.500 processos e uma distribuição média de 171 novos processos por mês.

Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão



publicidade


Arquivo do blog