A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Chapadinha, realizou nesta quinta-feira (1º.Junho), um encontro para discutir as ações estratégicas de combate ao trabalho infantil no Município.
Realizado no auditório da SEMAS, o "Encontro das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil", reuniu representantes da CMDCA, CREAS e CRAS.
Atualmente o trabalho infantil se concentra em atividades de difícil fiscalização e apresenta-se principalmente em atividades informais, na agricultura familiar, no aliciamento pelo tráfico, na exploração sexual, no trabalho doméstico e em atividades produtivas familiares. Essas formas de trabalho são naturalizadas ou invisíveis e muitas vezes sequer são percebidas pela sociedade.
Psicóloga, Nanda Priscila
Coordenadora do PET
|
Para a coordenadora do PET, a psicóloga Nanda Priscila, “Esse encontro teve como objetivo, de reuni as instituições como CREAS, CRAS, CMDCA, a justiça da Infância, as Secretárias de Educação e saúde para a realização de uma manifestação pelas avenidas da cidade no dia 12 de junho, o dia D do combate do trabalho infantil no Brasil, com a finalidade de chamar a atenção da sociedade, empresários e as autoridades para esse problema que vem vitimando as nossas crianças e adolescentes do nosso município", disse.
Essas crianças e adolescentes são descobertos através de busca ativa pelas ruas da cidade e em alguns casos são encaminhados pelo Conselho Tutelar ou pela Vara da Infância e Juventude.
O apoio da população e principalmente dos empresários é muito importante, para que não alimentem o trabalho infantil em Chapadinha.
Publicidade