WebNet

WebNet

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Geólogo Chapadinhense, Dr. Borromeu Vale, Participa de Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

Participantes do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que está acontecendo em Salvador. DESTAQUE para o chapadinhense, o geólogo Dr. Borromeu Passos Vale - que é membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim. (Foto: Divulgação).

Título Original - Gestores e técnicos da Sema participam do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) participam, desde domingo (3), em Salvador, do XVIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB). Até esta sexta-feira (8), o evento é palco de intensos debates voltados para uma melhor gestão dos Sistemas Nacional e Estaduais de Recursos Hídricos.

Com o tema “Comitês de Bacias: A gestão das águas acontece aqui”, o encontro abriu espaço para se propor ações que aliem o desenvolvimento econômico e assegurem água em quantidade e qualidade para todos. Entre os participantes, representantes de cerca de 200 comitês de bacias hidrográficas em atuação no Brasil.

Marcelo Coelho afirmou que o encontro é um importante momento para se discutir a crise hídrica do país, além da integração e troca de experiências entre os comitês e a mostra dos avanços em relação à gestão das águas. No Maranhão, já foram criados dois comitês de Bacias Hidrográficas, dos rios Mearim e Munim, e está em processo de formação os dos rios Preguiças, Itapecuru e Balsas.

O secretário explicou que a gestão das águas está avançando no Maranhão, por meio de uma política participativa de criação dos comitês de bacia hidrográfica. “Os comitês têm como principais competências a aprovação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia, dirimir conflitos pelo uso da água, estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água, entre outras funções. Por isso, são essenciais”.

Na visão de Marcelo Coelho, o encontro está sendo de grande relevância para os comitês que apresentaram, discutiram e refletiram sobre a gestão dos recursos hídricos e planejaram ações para melhorias da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável.

Os coordenadores do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), Affonso Henrique de Albuquerque Júnior e Luiz Carlos Silva, destacaram que o encontro foi uma oportunidade de debater e colocar a gestão dos recursos hídricos como pauta prioritária para o poder público.

Affonso Henrique de Albuquerque Júnior entende que, no momento da maior crise hídrica do país, o encontro foi um importante instrumento na busca de soluções para o problema. “O evento se apresentou como o melhor caminho com vistas à solução de tudo que envolve os recursos hídricos e que passa pela gestão participativa, pela conservação, conflitos, cobrança, investimentos, saneamento, comunicação, educação e recuperação ambiental”, relatou.


Publicidade



Arquivo do blog