WebNet

WebNet

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Prefeitura de Chapadinha Realizou o II Fórum Comunitário Selo Unicef



A Prefeitura de Chapadinha, por meio das secretarias municipais, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a intersetorial do Selo Unicef, promoveu na tarde dessa terça-feira (28), no Auditório da Maçonaria Oliveira Roma, o II Fórum Comunitário Selo Unicef 2013/2016, onde foram apresentadas estratégias do Selo em que vários setores da Administração Pública Municipal promoveram apresentações das praticas realizadas, desde 2013 até os dias atuais, em prol da melhor qualidade de vida de crianças e adolescentes.

O evento contou com a presenças de secretários municipais, vereadores, conselheiros tutelares e de direito, diretores/coordenadores e alunos de escolas municipais, representantes da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência.

A mesa foi formada pela Prefeita Ducilene Belezinha, pelo Mediador do Selo UNICEF Jardel Freitas, pela Vereadora Francisca Aguiar - representando a Câmara de Vereadores de Chapadinha, pelos secretários municipais Allan Monteles (Saúde), Francisco Paiva (Assistência Social), e Maria Coelho Pimentel (Educação); o comandante do 16º Batalhão da PM Ten. Cel. Glauber Miranda e o Presidente do CMDCA Francisco Borges Carvalho.


Foram montados stands com mostras de trabalhos e ações realizadas em Chapadinha nesse período de 3 anos em que o programa foi iniciado. O fórum é umas das etapas que o Município tem que cumprir para alcançar o Selo Unicef que é um reconhecimento internacional aos municípios que oferecem melhores condições às suas crianças e adolescentes.


O Fórum promoveu o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a população de 0 a 17 anos. Entre as ações envolvidas as três selecionadas para realizarem as apresentações foram aleitamento materno, semana do bebê, e programa de erradicação do trabalho infantil.

Prof. Maria Coelho
Secretária de Municipal de Educação

Professora Maria Coelho, secretária municipal de Educação, destacou que todas as atividades já vinham sendo desenvolvidas dentro das escolas, mesmo não tendo conhecimento que contaria ponto para o selo Unicef, pois é um objetivo em desenvolver projetos dentro das escolas, projetos que resgate a inclusão social, essa inclusão social perpassa pelos alunos com deficiências, quilombolas, indígenas e por todos aqueles que não tem as condições as vezes iguais.

Então é um objetivo que a secretária visa e que já vem desenvolvendo no município, estamos com a expectativa de alcançar o selo Unicef, porque com o selo ele só vai nos dá mais força e coragem para continuar desenvolvendo politica publicas que nós estamos fazendo acontecer no município de Chapadinha. Eu quero agradecer aos Diretores(as), Professores(as), Supervisores(as) Assistentes de Direção e todos que fazem as nossas escolas, os nossos alunos(as) as famílias dos alunos(as), porque sem eles nada disso seria possível, um agradecimento especial a nossa gestora municipal Ducilene Belezinha, por que sem o apoio dela, sem a visão que ela tem sobre as politicas publicas ninguém conseguiria realizar nada, se nós realizamos, é porque temos o apoio dela, então parabéns porque termos uma gestora que apoia nossas ações” - Disse a secretária.

Raimunda Portela (Prof. Dadá) - Articuladora do Selo UNICEF 

"Trabalhamos em conjunto com as secretárias de Saúde, Educação, Assistência Social para afinar esse trabalho em prol de nossos jovens. E assim, mapeamos os problemas enfrentados pelas nossas crianças e adolescentes, montando um plano de ação e buscando atingir as metas para o recebimento do Selo", ressaltou a articuladora do Selo UNICEF em Chapadinha, Raimunda Portela (Prof. Dadá).

Prefeita Ducilene Belezinha

A prefeita Ducilene Belezinha destacou da importância da avaliação do Selo para o Município. “É uma avaliação com um olhar externo de uma instituição de credibilidade para a gestão do município e receber o Selo Unicef é mostrar que o objetivo da melhoria da qualidade de vida do nosso povo em especial as nossas crianças, estamos administrando no caminho certo" - ressaltou Belezinha.

"Só tenho agradecer toda equipe do governo, pelo empenho desse quatro anos vindo desenvolvendo ações para o melhoramento dos indicie sociais do município de Chapadinha, o selo Unicef é um sonho para nós, pois será um marco histórico em nossa administração, chapadinha atendeu todas as exigências do selo Unicef, Chapadinha está a apta de receber o Selo Unicef" - finalizou a prefeita.

Jardel FreitasMediador do selo Unicef

Segundo Jardel Freitas - mediador do selo Unicef, são mais de cento e vinte municípios que solicitaram junto ao escritório Unicef Maranhão, a presença de um mediador, para realizar avaliação em seus municípios se estão apto a ganharem o selo Unicef.

Posso dizer que compartilhando com os meus colegas mediadores e través de nossas experiências percebemos que os municípios do Maranhão estão se enforcando muito para adquire esse selo, e só quem tem a ganhar, é a população, as crianças e os adolescentes, por exemplo da região da mata dos cocais que inclui Chapadinha, Codó, Bacabal entre outros, percebemos que existe um esforço grandioso pela sociedade civil e poder publico para que esse selo Unicef seja mais um ganho a longo e médio prazo para sociedade, o que faz com que a Unicef veja com bom olhos esse esforço conjunto” - concluiu Jardel.






Publicidade



Arquivo do blog