WebNet

WebNet

quarta-feira, 9 de março de 2016

‘Tabuleiro de São Bernardo’ Será Retomado com Produção Agrícola Irrigada para Famílias e Empresas

Retomada do ‘Tabuleiro de São Bernardo’ beneficiará agricultores familiares em uma área de 11 mil hectares. (Fotos: Karlos Geromy/Secap)


O governador Flávio Dino assinou, na tarde desta segunda-feira (7), um termo de cooperação técnica com o Departamento Nacional de Obras contra Secas (Dnocs), que prevê a parceria dos órgãos para a retomada do fomento agrícola no ‘Tabuleiros de São Bernardo’, na região do Baixo Parnaíba. A primeira fase de revitalização do projeto envolve os municípios de Araioses e Magalhães de Almeida, e planeja utilizar uma área de 5 mil hectares – de área total de 11 mil hectares – para a fruticultura irrigada, com a mescla de agricultura familiar e empresarial.

Projeção feita pela gestão da agricultura no Maranhão aponta que, com o aproveitamento total da capacidade produtiva e o uso adequado de tecnologias, será possível atingir um patamar maior de qualidade do produto, com uma média anual de rendimento de até R$ 9 bilhões. De acordo com o governador Flávio Dino, a implementação efetiva do projeto, após 30 anos desde a criação, representa avanços econômicos e sociais, além de reforçar a crença na vocação produtiva local.

Retomar o Tabuleiro de São Bernardo significa dizer que o Maranhão pode dar certo, diferente do que o Brasil se acostumou a ouvir sobre o nosso estado; mas também possui um significado econômico, porque, com décadas de abandono, nos tornamos grandes exportadores de gente e de dinheiro e grandes importadores de alimentos. Precisamos ter a capacidade de propiciar segurança alimentar para o nosso povo e um fluxo de comércio que não seja tão danoso à economia maranhense”, comentou o governador.

O governador disse que o Estado gasta mais de R$ 1 bilhão por ano na aquisição de alimentos básicos, como leite e derivados, frutas, verduras e hortaliças, volume de capital que pode ser revertido para geração de riqueza e circulação de capital internamente. “Este também é um projeto de importância social, porque permite a circulação de riquezas a partir do que está ao alcance de nossa mão, a agricultura, por exemplo, de onde podemos ampliar o nosso PIB com a velocidade que precisamos para fazer face à expansão das políticas sociais e serviços públicos”, explicou.


Segundo o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra Secas (Dnocs), Walter Gomes, a partir da parceria interinstitucional, será possível ampliar a produtividade e vislumbrar novos investimentos. “O Governo do Estado demonstrou boa vontade em assumir o controle desse projeto. Fizemos uma solução conciliadora, que é a criação de um grupo de trabalho para discutir o projeto. Acredito que essa solução de cooperação técnica vai formar um novo princípio de como desenvolver melhor a agricultura familiar, inclusive para outros estados com quem temos parceria”, opinou Gomes.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Marcio Honaiser, reiterou a ideia de que os arranjos produtivos locais dos ‘Tabuleiros de São Bernardo’ sejam capazes de permitir um novo cenário para a agricultura maranhense, porque apresenta pré-condições essenciais, como água abundante, condições climáticas e solo favoráveis.

Esse convênio que assinamos hoje vai permitir uma gestão compartilhada para que esse potencial possa trazer resultados concretos para nossa região. Teremos espaço para que todos possam crescer e ajudar o desenvolvimento do nosso estado, diminuindo importações de frutas, verduras e hortaliças”, comentou. Na região dos Tabuleiros de São Bernardo, a fruticultura prioriza o cultivo de banana, coco, mamão, acerola, laranja, tangerina, goiaba e melancia, além de milho e feijão.

Agricultura familiar será intensificada com o projeto

A revitalização do Projeto Tabuleiros também resultará em maior incentivo à agricultura familiar. Atualmente, 78 produtores rurais já trabalham na fruticultura local. Segundo o secretário de Agricultura Familiar do Estado, Adelmo Soares, eles receberão a partir de agora assistência técnica que os auxiliará com os requisitos do processo produtivo. A meta é propiciar aos agricultores um ambiente que os permita ampliar o agronegócio em nível familiar, otimizando e aumentando a potência de produtividade.

Iremos ampliar a capacidade de atividade das famílias. Estamos disponibilizando dois técnicos para aumentar a produtividade e permitir melhor qualidade de vida às famílias. A iniciativa gera riqueza, qualidade de vida e desenvolvimento. A assistência técnica vai ensinar o manejo da produção, além de fomentar a comercialização e o acesso ao crédito”, detalhou Adelmo.

Representante dos agricultores familiares no evento, o presidente da Associação de Irrigantes do Tabuleiro de São Bernardo, Carlos André Lima Nascimento, considerou a assinatura do termo um marco e demonstrou esperança no novo momento para a comunidade local. “Já há bastante tempo esperamos que o projeto funcione totalmente. Esperamos que com essa assinatura de cooperação o projeto alavanque. Temos uma expectativa muito grande e estamos muito felizes”, contou Carlos André.

O governador Flávio Dino explicou que o convênio com o Dnocs permitirá a união de forças nos âmbitos federal e estadual, que se reflete também no cenário produtivo, a partir do espaço aberto para agricultores e empresários. “A expertise e o conhecimento do corpo técnico do Dnocs são por nós conhecidos e admirados. Queremos incorporar esses atributos a esse modelo compartilhado, mas também aos produtores, seja para a agricultura empresarial, seja para agricultura familiar, que não deve ser de subsistência ou de baixa tecnologia. Queremos que a ela seja produção para família, mas com dignidade e aptidão para produzir excedentes comercializáveis e melhorar a qualidade de vida da sua unidade familiar”, afirmou o governador.


Publicidade



Arquivo do blog