WebNet

WebNet

quarta-feira, 15 de julho de 2015

CAEMA em Parceria com a Ambienger Promove Cursos para Moradores de Chapadinha

Foto 3 Caema qualifica moradores de Chapadinha em cursos do Projeto Técnico Social

Visando qualificar profissionalmente moradores de sete comunidades localizadas no entorno das obras de esgotamento sanitário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), executado no município de Chapadinha, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) está promovendo, por meio da sua Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGP), cursos de capacitação em diversas áreas.


O objetivo é envolver as comunidades em ações socioeducativas e ambientais que contribuam com a preservação do meio ambiente, com impacto direto na melhoria da qualidade de vida da população atendida, além de esclarecer sobre direitos e deveres dos cidadãos. Outra preocupação é com a utilização e conservação da água potável, garantindo a melhoria de acesso a esse recurso natural.

Alunos com seus Certificados de conclusão do Curso de Bombeiro Hidráulico

A Companhia já qualificou 133 novos profissionais no curso de bombeiro hidráulico que estão aptos a ingressarem no mercado de trabalho. Durante a capacitação, os moradores tiveram aulas teóricas com conteúdos sobre Ética e Cidadania, Relações Interpessoais, aulas práticas sobre Reparos em Vazamentos Hidráulicos, Instalação de Máquina de Lavar Roupas e Instalação de Lavatórios.

Ana Lúcia (Ambienger) entregando Certificado a concludente

Segundo a assistente social Mayra Lima, coordenadora do Projeto de Trabalho Social (PTS) da Companhia, o Curso de Bombeiro Hidráulico teve um caráter social e qualificou homens e mulheres que estão capacitados a atender à demanda promissora do mercado de trabalho no estado. “O mercado está em expansão e em alta valorização, o que resulta na grande demanda de mão-de-obra qualificada. Nesse contexto, a iniciativa, que segue diretriz do governo Flávio Dino, é no sentido de dar a oportunidade aos que buscam o curso, de ingressarem nesse vasto campo de trabalho”, explica Mayra.

Em andamento, o curso de Educação Ambiental conta com a participação de 40 moradores e desenvolve conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente. Após o curso, os participantes estarão aptos à criação de ações e projetos ambientais, voltados para a preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais. “O curso busca capacitar os moradores para planejamento e gerenciamento de questões ambientais e sociais envolvidas no desenvolvimento sustentável, preparando cada aluno para diagnosticar problemas e propor melhorias, participando de projetos ambientais”, explica a assistente social.

Prof. Germano Soeiro ladeado de dois concludentes do curso de Bombeiro Hidráulico

A iniciativa faz parte das atividades do PTS da Caema e é executada pela Ambienger Engenharia Ambiental, desde novembro de 2014, nas comunidades Aldeia, Areal, Cohab, Mutirão, Novo Castelo, Recanto dos Pássaros e Vila Isamara, que é desenvolvido paralelamente à execução das obras do PAC em Chapadinha.

Outras ações

As ações da Companhia abrangem também reuniões com lideranças e comunidades, além de oficinas de Mobilização e Organização no Processo de Garantia de Direitos, de Melhoria da Qualidade de Vida, de Preservação do Meio Ambiente e de Captação, Distribuição e Uso Adequado da Água Potável, realizadas nos bairros e nas escolas, além de visita à Reserva Itamacaoca.



Publicidade



Arquivo do blog