WebNet

WebNet

sábado, 15 de novembro de 2014

U.I. Alexandre Costa Comemora Dia Nacional da Alfabetização


Na última sexta-feira, 14 de Novembro, data em que se comemora no Brasil o Dia Nacional da Alfabetização, os professores da escola municipal Unidade Integrada Alexandre Costa - no turno matutino, realizaram uma série de atividades com seus alunos para ressaltar o momento. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no país.


A alfabetização não se baseia unicamente no ato de aprender a ler e a escrever, mas também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorada desde 14 de Outubro de 1966, criada em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1930, a partir do Decreto de Lei nº 19.402.


No Dia da Alfabetização, a comunidade escolar e familiar costumam se unir na prática de atividades que auxiliem no processo de conscientização da importância em construir um país livre do analfabetismo.


Dentre as atividades desenvolvidas na escola em comemoração a data, foi realizado concurso de poesia - incentivando os alunos a produzir seus próprios poemas, Desenhos e pinturas relacionado sobre viver em um país alfabetizado, Concurso de soletração/ditado, Mensagens para o Dia Nacional da Alfabetização, entre outras.


"A educação é um direito humano. E a alfabetização é a primeira etapa do processo de inclusão na sociedade"


"Alfabetizar é acender uma luz que jamais será apagada. É iluminar um futuro próximo e também distante. É deixar uma marca útil que se eternizará. Alfabetizar é mais uma forma de amar" (Augusta Schimidt)


Arquivo do blog