WebNet

WebNet

segunda-feira, 26 de maio de 2014

CHAPADINHA - Prefeitura Realiza Mutirão do Glaucoma Nesse Sábado (31)


A prefeitura de Chapadinha por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) em parceria com o Hospital da Visão, realizará no próximo sábado, 31 de maio, mais uma edição do Mutirão do Glaucoma. Os atendimentos irão começar as 8h no posto Benú Mendes, bairro Areal. É obrigatório que o paciente leve a Xerox da carteira de identidade e do cartão do SUS.

De acordo com informações colhida pelo titular desta página, as pessoas que forem diagnosticadas como portadores de glaucoma irão receber tratamento clínico por meio de colírios para utilização durante três meses. Após esse período, o paciente será reavaliado em novo mutirão para saber se há ou não a necessidade de cirurgia.


SOBRE O GLAUCOMA

O glaucoma é uma neuropatia óptica com repercussão característica no campo visual, cujo principal fator de risco é aumento da pressão intraocular (PIO) e cujo desfecho principal é cegueira irreversível. O fator de risco mais relevante e estudado para o desenvolvimento da doença é elevação da PIO . Os valores normais situam-se entre 10-21 mmHg. Quando a PIO está aumentada, mas não há dano evidente do nervo óptico nem alteração no campo visual, o paciente é caracterizado como portador de glaucoma suspeito por hipertensão ocular (HO). Quando a PIO está normal e o paciente apresenta dano no nervo óptico ou alteração no campo visual, ele é classificado como portador de glaucoma de pressão normal (GPN).
Exceto no glaucoma de início súbito, chamado glaucoma agudo, a evolução é lenta e principalmente assintomática.

Essa doença afeta mais de 67 milhões de pessoas no mundo, das quais 10% são cegas (acuidade visual corrigida no melhor olho de 0,05 ou campo visual com menos de 10 graus no melhor olho com a melhor correção óptica) (2). Após a catarata, o glaucoma é a segunda causa de cegueira, sendo, porém, a principal causa de cegueira irreversível. No Brasil, há escassez de informações quanto à prevalência do glaucoma. A maior parte dos estudos mostra prevalência de 2%-3% na população acima de 40 anos. Vários fatores de risco, além da PIO aumentada, já foram identificados: idade acima de 40 anos, escavação do nervo óptico aumentada, etnia (negra para o de ângulo aberto e amarela para o de fechamento angular), história familiar, ametropia (miopia para o de ângulo aberto e hipermetropia para o de fechamento angular) e pressão de perfusão ocular diminuída.

O glaucoma pode ser classificado da seguinte forma : glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA), glaucoma de pressão normal (GPN), glaucoma primário de ângulo fechado, glaucoma congênito e glaucoma secundário.

O GPAA, forma mais comum de glaucoma, é diagnosticado por PIO superior a 21 mmHg, associado a dano no nervo óptico ou a defeito no campo visual compatível com glaucoma e ausência de anormalidades na câmara anterior e de anormalidades sistêmicas ou oculares que possam aumentar a PIO.

Ascom/PMC


PUBLICIDADE



Arquivo do blog