WebNet

WebNet

quarta-feira, 28 de maio de 2014

CHAPADINHA - CDP é Reconhecido pela Associação dos Magistrados do MA como Unidade Prisional Modelo no Estado

Juiz Cristiano Simas, Diretor Raimundo Peres e Juiz Gervásio Santos

Ao contrário da maioria das unidades prisionais do Maranhão que se encontram em situação de calamidade, com denúncias de superlotação e péssimas condições estruturais, o Centro de Detenção Provisória da Comarca de Chapadinha oferece todas as condições dignas necessárias para as pessoas que ali cumprem pena ou se encontram aguardando o término do processo. A observação é do presidente da AMMA (Associação dos Magistrados do Maranhão), juiz Gervásio Santos, que teve a oportunidade de conhecer o CDP durante visita à comarca, nesta terça-feira (27).

Durante a visita, Gervásio Santos conheceu todas as dependências do Centro, cujo imóvel foi reformado no ano passado, por insistência do juiz da Execução, Cristiano Simas, que juntamente com o diretor da unidade prisional, Raimundo Peres, acompanha de perto o cotidiano dos presos. De acordo com Gervásio, o ambiente é ordeiro, limpo, no qual é mantido o respeito à condição humana dos presos.


O Centro de Detenção de Chapadinha abriga 100 presos, dos quais 37 são definitivos. Atualmente são oferecidos cursos de eletricista e pedreiro, com recursos do Pronatec, e a unidade já está trabalhando na montagem de uma sala de inclusão digital. Em parceria com a Prefeitura Municipal, também já está sendo providenciado atendimento odontológico aos presos dentro da unidade prisional, atualmente essa demanda é feita em um posto de saúde do município.

Apesar dos avanços, o CDP de Chapadinha enfrenta dificuldade com número de funcionários que está aquém das necessidades, pois há apenas seis agentes penitenciários e oito servidores terceirizados (Plantonistas). Mas, mesmo assim, na avaliação do juiz Gervásio Santos, o juiz da Execução e o diretor da unidade prisional de Chapadinha estão de parabéns, pois conseguiram criar uma ilha de excelência no triste quadro do sistema prisional maranhense.

Para o diretor Raimundo Peres, o reconhecimento dado ao CDP de Chapadinha pela AMMA como uma unidade modelo, se deve exclusivamente ao empenho de todos que desenvolvem de forma direta ou indireta os trabalhos naquela unidade prisional "Sem dúvida, estão de parabéns todos os colegas serventuários da 1ª e 2ª vara da comarca de Chapadinha, aos colegas do Ministério Publico, da Defensoria Pública, a assistência prestada também por membros e ex membros do governo municipal, que na medida do possível nos auxiliam. Devo parabenizar os colegas de trabalho; agentes penitenciários, Colaboradores das empresas VTI, Atlântica e Masan, que por diversas vezes deixaram o aconchego do lar para desenvolver está tão difícil e árdua missão. Sem o empenho de cada um aqui citado este trabalho não estaria rendendo positivamente".



Arquivo do blog