WebNet

WebNet

quarta-feira, 2 de abril de 2014

CHAPADINHA - Prefeita Participa da 1ª Aula Prática do Curso de Suinocultura


A prefeita Ducilene Belezinha, o secretário municipal de Assistência Social, Fracisco Paiva e técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura, participaram da 1ª Aula Prática do Curso de Suinocultura, realizado pelo Pronatec/ SENAR em parceria com a prefeitura. Os 15 alunos da região do povoado Brejo do Meio foram até a fazenda do Dr. Carlos Henrique Marques para conhecer a estrutura, maneira de manejo dos animais, desde a granja, creche e maternidade.


E muita coisa foi novidade para os alunos que já criam suínos, mas de maneira solta sem os devidos cuidados que a produção exige. O lavrador Vasni Ferreira, do povoado Brejo do Meio, conta que criava os animais sem emprego de nenhuma técnica e afirma que agora, aprendeu como trabalhar de maneira correta.


Eu já criava, mas não tinha técnica nenhuma. Deixava tudo solto. Agora vou botar em prática o que prendi e pretendo investir no ramo”, disse o aluno.

O curso tem duração de 3 semanas e pretende capacitar produtores e torná-los multiplicadores do saber em suas comunidades. Na primeira fase os alunos aprenderam como proceder na aplicação de medicamentos, castração e todos os cuidados que se deve ter na granja para se obter mais rendimento. O sistema de produção apresentado foi o de criação intensiva e semi-intensiva. O Estado do Maranhão ocupa o segundo lugar, no nordeste, em produção de suínos, perdendo apenas para o Estado da Bahia. Apresentando novas técnicas e prestando as orientações necessárias aos pequenos produtores a cadeia produtiva tende a se fortalecer.


A proposta do SENAR é capacitar os pequenos produtores e despertar o interesse pelo segmento que já desponta como uma importante atividade econômica. O município de Chapadinha tem muito a crescer com essas qualificações. A parceria entre SENAR e prefeitura vai abrir muitas portas aos pequenos produtores que com as devidas orientações vã sair daqui aptos a investirem em negócio próprio”, disse o instrutor/ veterinário do SENAR, Marcelo Mendonça.

A aluna Maria Francisca Ferreira do povoado Boa Esperança do Leite, viaja todo dia cerca de 20 quilômetros para participar das aulas do curso e confirma o que o instrutor diz. Ela também cria suínos, mas não tinha conhecimentos necessários para investir em uma produção mais aprimorada. Maria Francisca acredita que depois das aulas que já assistiu, já aprendeu muito e que agora vai poder realizar o sonho de ter um negócio próprio.


Meu sonho vai se tornar realidade. Já aprendi ,uita coisa. Esse curso foi muito bom pra nós. Antes ninguém levava nada pro interior, era esquecido. Agora estamos sando vistos e lembrados. Nossa vida tá melhorando, sim!” afirmou a aluna.

Com esse pensamento: proporcionar condições dignas ao homem e mulher do campo - É que a prefeitura de Chapadinha vem firmando parcerias importantes. Capacitar o pequeno produtor é trabalhar a base da economia local e contribuir com a mudança de vida com qualidade das comunidades da zona rural.


A prefeita tem essa preocupação quanto a capacitação. Esperamos que daqui a um ou dois anos, o município esteja mudado quanto a produção. Estamos levando conhecimento a vários povoados de acordo com a aptidão de cada um, e assim, pretendemos despertar o produtor para a importância de seu trabalho”, disse o secretário de assistência social, Francisco Paiva.

Ascom/PMC


PUBLICIDADE



Arquivo do blog