WebNet

WebNet

terça-feira, 22 de abril de 2014

CHAPADINHA - "Itamacaoca Melhorou, Mas Situação Ainda é Considerada Crítica!", Diz rofessor

Imagem acima retrata "tempos de glória" do Reservatório Itamacaoca

*Por: Telmo José, professor do CCAA/UFMA

Não contrariando as previsões dos meteorologistas e órgãos afins, as chuvas nos meses de fevereiro e março apresentaram os resultados previstos. Para a preocupação de todos que dependem das chuvas para ter acesso a um bem tão nobre, as chuvas nos meses de fevereiro e março caíram em média 46% a menos, se comparado à média histórica (1976-2012), e 25% em média menor que o ano passado.

............................................................
Abaixo, recorte de publicação do amigo sr. Raimundo Pestana (funcionário da Caema/Chapadinha) sobre a atual situação doa Itamacaoca:






Depois de um mês de janeiro abundante em chuvas (324,4mm), os meses subsequentes apresentaram resultados que se somados quase se igualam (veja abaixo):


MÊS / ANO

PRECIPITAÇÃO

(mm)

Janeiro / 2014

324,4

Fevereiro / 2014

160,0

Março / 2014

168,4




Com as chuvas deste ano acumuladas no reservatório da Itamacaoca, o volume de água represado, mantendo-se o racionamento imposto pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA - Regional Chapadinha), já é suficiente para o abastecimento da cidade durante o ano corrente. Cabe ressaltar que perdas ocorrerão por evapotranspiração e pelo próprio sistema de abastecimento (38%). Portanto, a situação ainda é crítica.

Caso se decida acabar com o racionamento, arcaremos com os últimos seis (6) meses do ano sem água em nossas torneiras.

*Extraído do Blog Café Pequeno


PUBLICIDADE



Arquivo do blog