WebNet

WebNet

sábado, 23 de julho de 2011

Madalena Saraiva Participa de Seminário da Agerp/Sedagro em SL

Agerp discute ações com 19 chefes de escritórios em São Luís

A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), realizou na última terça (19) e quarta-feira (20) reunião com os gestores dos 19 Escritórios Regionais da Agência no Estado. No encontro, que teve a participação do presidente da Agerp, Jorge Fortes, em foco assuntos relativos à nova lei de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), diretrizes e pesquisa desenvolvida pela Agência.

Da regional de Chapadinha, estiveram presentes ao encontro a gestora regional Madalena Saraiva e o técnico Vanderley Almeida.

Na reunião, a diretora de Ater do órgão, Thelma Aragão, detalhou a nova Política Nacional de Ater (Pnater), definindo os princípios e os objetivos dos serviços que criou o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater). A Pnater, que permite a contratação de serviços de forma contínua, visa fortalecer as entidades que prestam assistência técnica, fundamental para aumentar a produção de alimentos no país.

No primeiro dia da reunião, na terça-feira (19), a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Agerp, Idalina Camêlo, abordou o papel da pesquisa e sua importância para o setor. “Temos a atribuição de planejar, coordenar, acompanhar, avaliar e fiscalizar as atividades inerentes aos projetos de pesquisa e desenvolvimento agropecuário, agroextrativista e florestal, agroindustrial, pesqueiro e aquícola”, frisou.

O Programa de Sustentabilidade de Espaços Sub-regionais (Promeso), do Ministério da Integração Nacional, que incentiva a capacitação de pessoas e a criação de bases do associativismo e cooperativismo, foi o tema desenvolvido pela coordenadora de Gestão da Informação Rural da Agerp, Ângela Santos. O Promeso visa criar um ambiente propício ao desenvolvimento sustentável das Mesorregiões. Ela abordou ainda a formação e capacitação promovidas pela Agência para técnicos e agricultores familiares.

Na reunião de quarta-feira (20), em que estava presente a secretária de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conceição Andrade, um dos temas abordados foi o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ação do Programa Fome Zero. Uma das coordenadoras de Pesquisa e Desenvolvimento da Agerp, Alessandra Araújo, disse que o PAA promove o acesso a alimentos pelas populações que se encontram em situação de insegurança alimentar, propiciando a inclusão social e econômica na zona rural com o fortalecimento da agricultura familiar, por meio da aquisição de alimentos diretamente dos agricultores familiares.

O técnico Oscar Aragão, da Coordenação de Pesquisa da Agerp, relatou aos 19 chefes dos Escritórios Regionais da Agência sobre o Programa Garantia Safra, uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que visa garantir renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas sistematicamente por situação de emergência ou calamidade pública.

A pesquisa pesqueira, a produção de material genético, os sistemas agroecológicos e de alimentos biofortificados também foram abordados na reunião pelos coordenadores Sônia Marques, Marcelo Lemos e Adelana Santos.

Arquivo do blog