
A solenidade foi coordenada pelo secretário de estado da Saúde, Ricardo Murad. Contou com a participação de gestores municipais e de representantes de instituições envolvidas na efetivação do projeto. O público-alvo da ação são os profissionais de saúde que integram as equipes de Saúde da Família, com destaque para os agentes comunitários de saúde (ACSs), além das parteiras leigas e representantes da comunidade de cada um dos 17 municípios.
Segundo o projeto, serão capacitados mais de quatro mil profissionais a partir de fevereiro de 2010. "Nós estamos seguindo as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Mas o que há de mais importante é que a governadora Roseana Sarney, priorizando a redução da mortalidade infantil, determinou que colocássemos em prática medidas e ações de controle desse índice. A nossa meta de redução de 10% para esses 17 municípios é até mais audaciosa do que a do governo federal, que é de 5% ao ano", disse o gestor estadual.
O "Cuidando do Futuro", conduzido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, será desenvolvido em cinco fases, entre elas, o diagnóstico situacional dos 17 municípios com relação às equipes de Saúde da Família, a capacitação de todos os atores sociais envolvidos no projeto, a capacitação técnica em AIDPI - neonatal, Método Canguru e cuidados aos recém-nascidos e monitoramento e acompanhamento das famílias assistidas.
Os 17 municípios contemplados
São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Itapecuru Mirim, Timon, Codó, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Vargem Grande, Chapadinha, Santa Inês, Santa Luzia, Açailândia, Buriti de Inácia Vaz, Coelho Neto, Coroatá e Presidente Dutra.
Ascom