WebNet

WebNet

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Notícias da Paróquia

NOTA DE ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO
"1) - A Paróquia mantinha com a Rádio Mirante local, desde o início de sua fundação, alguns programas diários de transmissão. Pagava cada mês R$380,00.

2) - No domingo passado, quando Pe. Casimiro se dirigia para levar ao ar o programa das 13h30 foi informado, pelo funcionário em serviço, que se ele falasse no problema do que estava acontecendo com os canais de TV entre Paróquia e Mirante, ser-lhe-ia retirado o som. Achamos que era direito do Pe. Casimiro informar sobre um comunicado oficial do Pároco. Apenas explicava por que se tinha dado a invasão arbitrária do Canal 7 a serviço da Canção Nova, pela Mirante.

3) - Achamos que tal procedimento, de trabalhar pela calada e impor fatos consumados, merece o nosso mais vivo repúdio, porque ofende a liberdade de imprensa e o contrato comercial estabelecido entre a Paróquia e a empresa de rádio. Porque não teve Pe. Casimiro o direito de informar, se, na terça-feira seguinte, o proprietário da empresa informou da sua versão, agredindo a verdade e tentando paliar o problema com palavras mansas e vácuas promessas de falsa disponibilidade?

4) - Que se registre que a Paróquia não vende sua liberdade de formar e informar por falsas ofertas de disponibilidade. Perante o que nos parece ser insolente posição, arbitrária decisão, falta de ética e falta de competência profissional do dito senhor, a equipe sacerdotal ausenta-se de participar em programas elaborados expressamente na dita emissora até que, segundo a nossa opinião, seja revista a inconveniência da facciosidade política que pratica, melhore o sentido ético do seu trabalho e pratique um relacionamento menos prepotente e ganancioso. Outras emissoras se abrirão à verdade da comunicação e à evangelização dos valores cristãos.

5) - Outras medidas vão ser tomadas contra a parceria secreta e estratégica a quem a verdade ofende e onde toda a informação é condicionada. Todo o sistema de alienação pública torna-se insuportável. Estas restrições já se vinham sentindo, mas agora aumentou a arrogância e a falta de respeito. O que também nos parece revelar o poder da exclusividade e o máximo de dependência em que vivem. E isso tem que se tornar público. Deus abrirá sempre outros meios de comunicar a verdade. Nem que seja ocasionalmente. Pedimos também que todas as comunicações públicas e oficiais se façam em conferência pública de imprensa ou tenham um órgão específico para que todos os Meios de Comunicação Social possam tomar conhecimento.

6) - Informamos também a todos os paroquianos que nos foi comunicado, oficialmente, através de ofício, assinado pela Sra. Prefeita Danúbia Carneiro, que será retirado à Paróquia o Canal 7 e a Canção Nova passa a transmitir no Canal 9. Esta decisão foi-nos imposta e assegurada. Não é nosso desejo exigir preferência nem prejudicar outras empresas transmissoras que têm seus encargos assumidos. Como também toda a preferência de outros que sobrecarregue e prejudique a Canção Nova não só atinge os padres, mas ofende toda a comunidade católica”.
.............................................................

O QUE É PÚBLICO É PARA TODOS E NÃO DEVE SER SEGREDO PARA NINGUÉM
“A situação de Chapadinha não se pode analisar só pelo pagamento do vencimento do funcionalismo. É alguma coisa, mas não é tudo. Há outros setores e campos de ação que devem ser contemplados, como: a Saúde, a Educação, a Limpeza Pública, o estado das vias de comunicação, o aumento do patrimônio público, a segurança pública, as políticas públicas de proteção à família, ao adolescente, ao jovem e ao idoso... etc., etc. Quem tiver o mínimo de sensibilidade humana e formação cívica sente-se preocupado ao ver que Chapadinha está descuidada, dando até oportunidade a quem a tratou de igual maneira de poder chamar de desastrosa a situação. Passou-se um ano sobre a atual administração e... Tudo está parado.

Não há projeto público de desenvolvimento conhecido, não há respeito pelo Plano Diretor do Município, as Secretarias Municipais, na maioria, não se sabe onde estão localizadas... Espera-se, sim, alguns projetos para sair da inoperância. Mas com verbas especiais, talvez mais perto da campanha eleitoral que se aproxima. Achamos que é urgente promover audiências públicas em que seja debatida a situação e se exija seja aceite um governo participativo. A prática anterior e sua continuação... não satisfazem.

Para conhecimento de todos publicamos as verbas que o Município recebeu este ano. Repito: precisamos de audiências públicas para debater a situação. Não queremos com isto entrar em conflito com ninguém. Apenas queremos que saibam o que é publico e todos podem saber:”

RECEITAS DO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA, POR MÊS, NO ANO DE 2009:

Janeiro............................... 2.914.572,75

Fevereiro.......................... 3.981.663,50

Março................................ 4.643.879,44

Abril ................................. 7.656.559,57

Maio................................... 6.173.790,69

Junho................................ 6.994.878,51

Julho ................................ 3.549.096,01

Agosto .............................. 4.839.617,35

Setembro ......................... 4.374.191,57

Outubro ........................... 5.281.765.88

Novembro ....................... 4.334.859,29

Dezembro......................... ?

TOTAL GERAL (parcial) .. 54.744.859,29
____________________________
FONTE: in Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de N. S. das Dores - Chapadinha // DIRETOR – Pe. Manuel Neves // DIRETOR-Adjunto – Pe. Pedro José; N°46 - 13/12/2009, pp.2-4.

Arquivo do blog